O prazo para os alunos da rede pública estadual de Minas realizarem a Avaliação Diagnóstica termina nesta quarta-feira (14/4). O período inicialmente previsto para a realização do teste foi estendido para todos os anos escolares. A intenção foi dar mais conforto aos estudantes no momento de responder às questões. Alunos que já fizeram a prova comentam os benefícios de realizarem o teste e destacam a importância de perceberem como podem melhorar, ainda mais, o aprendizado a partir dos resultados. O caderno de prova fica disponível no aplicativo Conexão Escola 2.0 e também pode ser acessado pelo hotsite Estude em Casa – estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/avaliacao-diagnostica-2021. Quem não tem acesso à internet receberá de forma impressa.

O aluno Karisten Willian Silva Pereira, do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Maria Teixeira da Fonseca, em Tarumirim, disse que não perde tempo e gosta de fazer sempre quando a Avaliação Diagnóstica fica disponível. Ele conta que ano passado, quando ainda estava no 9º ano do ensino fundamental, os resultados da prova foram muito importantes para mostrar o conteúdo que ele precisava melhorar. “Entrei no Conexão Escola e vi a porcentagem de erros e de acertos”, conta.

Karisten Willian Silva Pereira é aluno do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Maria Teixeira Fonseca, em Tarumirim

 

Ainda de acordo com Karisten, é muito importante realizar a prova, porque ela oferece a possibilidade de se dedicar e, aprendendo tudo da forma correta, os reflexos impactam no futuro. “Tentar fazer o máximo na prova, pois por mais que seja uma prova diagnóstica, ela vai demonstrar pra gente o que precisamos melhorar. E isso pode te colocar em um caminho diferente, essa prova ajuda a focar e definir possibilidades. Por isso eu recomendo que todos façam com o máximo de atenção”, recomenda.

Da mesma forma, a aluna Mikaely Gomes dos Santos, do 1º ano da Escola Estadual Dr. Tancredo Neves, de José Gonçalves de Minas, conta que o resultado da Avaliação Diagnóstica foi muito importante. Ela contou que acessou a prova via Conexão Escola 2.0 e não teve dificuldades. “Os resultados me ajudaram bastante. Eu consegui ver exatamente o que estava tendo dificuldade e consegui estudar mais”. Mikaely ainda disse que teve bom aproveitamento principalmente nas questões de ciências. “Por isso eu recomendo que todo mundo faça. É bom para analisar o que aprendeu e ter mais foco naquilo que ainda não aprendeu”.

A aluna Mikaely Gomes dos Santos, do 1º ano da Escola Estadual Dr. Tancredo Neves, de José Gonçalves de Minas, conta que o resultado da Avaliação Diagnóstica foi muito importante

 

Plano Individual de Estudos

A partir dos resultados, cada estudante terá acesso a um Plano Individual de Estudos, que trará indicações de materiais de revisão ou aprofundamento das matérias abordadas. Ele também poderá ser utilizado pelos professores para determinar atividades individuais e para a turma.

Os resultados das avaliações e o Plano Individual de Estudos, com as recomendações de atividades complementares, estarão disponíveis para os estudantes que realizarem a prova na versão digital em até uma semana após a finalização dos testes. Já os alunos que realizarem as avaliações no formato impresso serão informados sobre os resultados e sobre a indicação de materiais de estudos pelos professores.

Para o diretor da Escola Estadual Dr. Tancredo Neves, Luiz Cláudio, localizada no município de José Gonçalves de Minas, essa possibilidade de traçar um plano individual para resolver as dificuldades de aprendizado é um grande diferencial da Avaliação Diagnóstica. “A partir do resultado podemos identificar as dificuldades individuais e das turmas e propor as intervenções pedagógicas adequadas. Por isso, é super importante a participação de todos os alunos”, destaca. Para incentivar ainda mais a participação, a escola tem adotado estratégias usando as redes sociais, deixando em alta a motivação dos estudantes.

Outro ponto importante da Avaliação Diagnóstica é que a realização do teste contabiliza frequência para os estudantes. Além disso, a participação dos alunos será um dos critérios para tornar a escola apta a receber o Prêmio Escola Transformação, instituído pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Acesso à prova

Os estudantes que têm acesso à internet farão a Avaliação Diagnóstica no formato digital: o caderno de prova fica disponível no aplicativo Conexão Escola 2.0 e também pode ser acessado pelo hotsite Estude em Casa – estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/avaliacao-diagnostica-2021.

Para aqueles que acessarem as avaliações por meio do Conexão 2.0, a navegação será patrocinada pelo Governo do Estado, ou seja, não haverá utilização do pacote de dados para a realização das provas. Já os alunos que não têm acesso à internet receberão os cadernos de testes impressos juntamente com os Planos de Estudos Tutorados (PETs), observando todos os critérios sanitários estabelecidos pelo comitê da Covid-19.