Ação é resultado de uma parceria entre SEE/MG, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Universidade Federal de Minas Gerais
Até o dia 14 de abril, profissionais do Órgão Central da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C e das escolas estaduais integrantes do Programa Núcleos de Orientação e Solução de Conflitos Escolares (NÓS) participam da segunda turma virtual do curso de Introdução à Justiça Restaurativa. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a SEE/MG, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O curso consiste em uma ação formativa do Programa NÓS, anteriormente prevista para ocorrer presencialmente em 2020. Devido à pandemia da covid-19, foi adaptada para que uma parte da formação fosse ofertada de forma virtual. A formação, que teve início em 23 de março, é ofertada pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, pertencente ao TJMG.
A carga horária prevista é de 20 horas e o curso está sendo ministrado em dias alternados da semana. A complementação da formação será feita de forma presencial, prevista para quando acontecer o retorno das aulas presenciais. O conteúdo programático aborda conceitos de Justiça Restaurativa, seus fundamentos, ferramentas e habilidades restaurativas e comunicação não violenta.