A partir de segunda-feira (29/3), as teleaulas do Se Liga na Educação serão reapresentadas. A medida foi tomada para proteção da saúde da equipe que faz o programa, devido a inclusão de todo o estado na onda roxa do plano Minas Consciente, provocada pelo aumento dos casos de contaminação da Covid-19. Assim, o conteúdo inédito teve as gravações suspensas. Contudo, as aulas continuarão tendo relação com o previsto para as disciplinas e anos de escolaridade, conforme programado para o primeiro bimestre. O horário de exibição da Rede Minas também continua o mesmo: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

Ao longo da semana, o conteúdo é distribuído por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática é linguagens. Na terça-feira, o assunto é ciências humanas. Matemática é estudada na quarta-feira. Quinta é a vez das ciências da natureza. E, na sexta-feira, a programação é voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

TV Assembleia

A transmissão pela TV Assembleia também seguirá a mesma dinâmica já operada no canal: das 7h às 9h é o conteúdo voltado para o ensino fundamental; e das 19h30 às 22h30, os do ensino médio. A exibição acontece de segunda a sexta-feira.

Por questões operacionais das duas emissoras, a transmissão feita pela TV ALMG, em relação a que é realizada pela Rede Minas, conta com uma semana de diferença. Ou seja, na segunda-feira, os estudantes assistirão na TV Assembleia à programação que foi transmitida pela Rede Minas na segunda anterior.

Regime de Estudo não Presencial

O Se Liga na Educação integra as ferramentas desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) para o Regime de Estudo não Presencial, juntamente ao aplicativo Conexão Escola 2.0, e a principal delas, que é o Plano de Estudo Tutorado (PET). Todas trazem novidades para o ano letivo de 2021.

Onda Roxa nas escolas

A SEE/MG determinou que todas as escolas da rede estadual em localidades inseridas dentro da onda roxa do plano Minas Consciente devem permanecer fechadas, sem nenhum tipo de atendimento presencial e funcionamento interno, considerando a Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, publicada no Diário Oficial do Estado.

Em memorando, a pasta determina, ainda, que todas as atividades das unidades escolares e das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) devem ser realizadas a distância. Para isso, os profissionais devem atuar no regime de teletrabalho. A determinação vale durante todo o período em que o município estiver dentro da faixa com mais restrições, segundo os critérios estabelecidos pelo comitê de combate à covid-19.