A formação é gratuita e o cadastro dos educadores deve ser feito até o dia 22 de março
A EJA Novos Rumos é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que reúne diferentes ações com foco no aperfeiçoamento das atividades ofertadas aos estudantes que não tiveram a oportunidade de concluir a educação básica no tempo correto. A formação de professores é uma das ações estruturantes do programa e, por isso, a SEE/MG, por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores, em parceria com a Coordenação da Educação de Jovens e Adultos, está com inscrições abertas para o primeiro curso da “Trilha Pedagógica EJA Novos Rumos”.

A primeira etapa da formação contará com a oferta do curso introdutório, geral para todos os educadores. Já na segunda etapa, serão ofertados cursos por área de conhecimento, para atendimento às especificidades de cada área e de seus componentes curriculares.
Curso introdutório
A formação tem como objetivo apresentar aos professores os pressupostos da EJA Novos Rumos, a organização do trabalho pedagógico, as estratégias de ensino e avaliação e o papel dos sujeitos - estudantes e professores - no desenvolvimento da modalidade. O curso é gratuito e podem participar os professores da rede estadual de ensino. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de março. Clique aqui para se inscrever.
O curso será realizado entre os dias 26 de março e 26 de abril, com carga horária de 20 horas on-line no ambiente virtual de aprendizagem e será dividido em quatro módulos:
Módulo I: EJA Novos Rumos pressupostos
Módulo II: A Organização do Trabalho Pedagógico na EJA com Habilidades Foco
Módulo III: O Desenvolvimento da Competência Leitora e a Inclusão Social
Módulo IV: Estratégias de ensino e Avaliação o protagonismo discente
Para ter direito ao certificado, o cursista deve ter aproveitamento igual ou superior a 70% no total do curso.
EJA Novos Rumos
A SEE/MG reformulou e ampliou a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2021, apresentando uma oportunidade para as pessoas que não conseguiram concluir os estudos na idade certa, os estudantes que se encontram em distorção idade/série e para aqueles que abandonaram os estudos por algum motivo e querem retornar à escola. Na EJA Novos Rumos, o conteúdo é mais organizado e dinâmico, que dialoga com a realidade e a bagagem de vida dos estudantes, voltado para a faixa etária dos jovens e adultos. A SEE/MG também reduziu o número mínimo de matrículas para formação de turmas de EJA, de 35 para 20, democratizando e ampliando o acesso.