
O programa Se Liga na Educação estreou o ano letivo de 2021 nessa segunda-feira (15/3). O início das teleaulas marca, também, o começo do trabalho com os conteúdos do Plano de Estudo Tutorado (PET) do primeiro bimestre das aulas remotas. E, já no primeiro dia, o programa foi um dos mais assistidos na Rede Minas e na transmissão ao vivo no canal do Youtube da TV, além da grande audiência também no canal da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), somando mais de 200 mil visualizações.
A participação dos alunos no momento ao vivo do Tira Dúvidas do Se Liga também empolgou a equipe durante a transmissão já no primeiro programa, que trouxe aos estudantes o conteúdo de linguagens. A professora de língua portuguesa do 6º ano do programa, Maria Alice de Souza, foi uma das que comemorou a estreia. Segundo ela, que já está na iniciativa desde o final de 2020, a interação com dos alunos começou surpreendendo. “Foram muitas participações. Os alunos do interior também interagiram bastante. Meus alunos mandaram perguntas. Eu tive até que conter a emoção”, contou.
A professora acredita que essa participação dos estudantes e a interação nas teleaulas refletem uma tendência observada por ela também na condução do contato com os alunos por meio do aplicativo Conexão Escola 2.0. “Este ano, os alunos já baixaram o aplicativo e já estão interagindo. A pandemia está aí e temos que ficar dentro de casa. Usar outras formas de estudar. E eles têm as teleaulas, o contato com o professor pelo aplicativo. Acho que estão se adaptando melhor”, considera.
Apesar de não ser uma estreia, Maria Alice comemora a melhora de sua desenvoltura diante das câmeras. “Ano passado, eu ficava nervosa. Mas percebi que tem que ser com mais calma. Falei tranquilamente, não estava preocupada em só passar o conteúdo. Em alguns momentos, eu até dei dicas de horário para estudar. Falei da importância de achar um local adequado para fazer as atividades”. A professora acredita que o interesse em tecnologias tem a ajudado a ir melhorando o contato com os alunos mediado pela TV.
Exibição
Na Rede Minas, o programa é transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Todos os dias, das 11h15 às 12h30, são respondidas as dúvidas encaminhadas pelos estudantes no número (31) 98295-2794, por meio de aplicativo de mensagens, ou por ligações no número (31) 3254-3009. Uma equipe seleciona as inúmeras perguntas que chegam diariamente e encaminha as dúvidas para a mediadora que lê, ao vivo, para respostas dos professores no estúdio.
Ao longo da semana, o conteúdo é distribuído por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática é linguagens. Na terça-feira, o assunto é ciências humanas. Matemática é estudada na quarta-feira. Quinta é a vez das ciências da natureza. E, na sexta-feira, a programação é voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Regime de Estudo não Presencial
O Se Liga na Educação integra as ferramentas desenvolvidas pela SEE/MG para o Regime de Estudo não Presencial, juntamente ao aplicativo Conexão Escola 2.0, e a principal delas que é o Plano de Estudo Tutorado (PET). Todas trazem novidades para o ano letivo de 2021.
PET
O Plano de Estudo Tutorado (PET) do primeiro bimestre está disponível desde o dia 3 de março. As apostilas podem ser acessadas gratuitamente no estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. Para os estudantes que não têm acesso à internet, o PET será entregue impresso da mesma forma como ocorreu nos volumes do material ofertados em 2020. A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à Covid-19.
Conexão Escola 2.0
Outra ferramenta que os estudantes terão acesso no ano letivo de 2021 é o Conexão Escola 2.0. O aplicativo foi atualizado com a incorporação de inúmeras melhorias. Entre elas está a interface com a plataforma Google Sala de Aula, atendendo a pedidos de professores e alunos. Os professores serão orientados a estar on-line no Conexão Escola 2.0 no momento da sua aula, disponível para interagir com os alunos, postar atividades, transmitir aula por vídeo, entre outros. A navegação no aplicativo segue sendo patrocinada pelo Governo de Minas para professores e alunos da rede pública estadual.