Termina, nesta quarta-feira (16/12), o prazo para pais e/ou responsáveis, ou os estudantes maiores de 18 anos, realizarem o cadastro escolar para estudar na rede pública de ensino de Minas Gerais em 2021. O período se encerraria na sexta-feira (11/12), mas foi estendido, dando mais prazo e conforto às famílias para realizar o procedimento. Para garantir a vaga é necessário fazer a inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) pelo endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Em caso de dúvida, sobre como realizar a inscrição, foi disponibilizado um passo a passo na página principal do site de realização do cadastro.

A partir deste ano, por meio do sistema único, nos municípios que aderiram e estão participando da iniciativa, o cadastro escolar e o encaminhamento dos candidatos às vagas, no ensino fundamental e ensino médio, se dará de forma unificada. Assim, quando o candidato acessar o sistema para realizar a inscrição, a escola indicada para a realização da matrícula, mais próxima da residência do aluno, poderá ser municipal ou estadual. Em todo o estado, mais de 750 prefeituras aderiram ao SUCEM.

Nos municípios em que não houve a adesão ao sistema, aparecerá apenas a opção de escolas estaduais. Na página do SUCEM é possível acessar a lista completa com o nome dos municípios que não aderiram à iniciativa.

Quem pode se inscrever

Devem ser inscritos alunos com 6 anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2021, que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental. Além disso, os estudantes que irão ingressar nos demais anos de escolaridade do ensino fundamental ou médio, advindos de outras redes que não as redes municipais ou estadual de ensino de Minas Gerais.

Os alunos que já estão matriculados em 2020 em escolas da rede pública de ensino em Minas Gerais, mas as suas escolas não ofertarão em 2021 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado, também devem fazer o cadastro escolar.

Também podem se inscrever interessados em retornar aos estudos nos ensinos fundamental ou médio regular ou na modalidade da Educação Jovens e Adultos (EJA), além daqueles que estão matriculados em 2020 na rede estadual de ensino e que, por algum motivo, não realizaram a renovação da matrícula.


EMTI e EJA Novos Rumos

No momento de realizar o cadastro, para os interessados em uma vaga no Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI), no EMTI Profissional e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), também é possível indicar a opção por esses tipos de ensino. Na hora da inscrição, é importante que o aluno verifique se no seu município há a oferta dessas modalidades de ensino caso queira fazer a escolha.

O EMTI teve o número de vagas ampliado para 2021. Mais 119 escolas terão a modalidade, localizadas em 71 municípios, totalizando 393 unidades em todas as regiões do estado. Desse total, 63 vão ofertar a modalidade de EMTI Profissional. Serão quase 44 mil vagas oferecidas para 2021 no EMTI e EMTI Profissional

A EJA, que foi aprimorada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e recebeu o nome de ‘EJA Novos Rumos’, buscará apresentar mais possibilidades para os estudantes maiores de 18 anos e que ainda não finalizaram o ensino médio. A expectativa é ofertar mais de 25 mil novas vagas. Serão iniciadas turmas em cerca de mais 300 novas escolas, além das 1.000 que ofertam a modalidade de ensino atualmente. Também serão contemplados 100 novos municípios.

Estudante sem acesso à internet

Aqueles que não têm acesso aos recursos digitais poderão procurar as escolas estaduais e municipais na sua cidade para fazer uso do computador e realizar a inscrição, com a adoção de todas as estratégias de segurança orientadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em consonância com as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19. Os pontos de apoio funcionarão das 09h às 16h, até o dia 16 de dezembro, data em que se encerra o período de cadastro escolar.