Plataformas foram criadas pelas regionais de Divinópolis e Varginha

Equipes das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Divinópolis e de Varginha encontraram uma forma de divulgar as diferentes ações e iniciativas desenvolvidas pelas escolas estaduais, que participam da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), durante o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. Elas criaram plataformas on-line onde as escolas têm a oportunidade de apresentar as boas práticas que estão desenvolvendo, proporcionando a troca de experiências entre as unidades de ensino.

Na SRE de Varginha, 53 unidades de ensino desenvolvem ações da GIDE e no espaço virtual é possível encontrar informações de cada uma delas, além de dados mais gerais sobre a iniciativa na regional, como conta a Analista Educacional, Eliane Dias. “A GIDE foi implantada nas nossas escolas este ano, durante o ensino remoto. O espaço digital começou como um local para divulgar as escolas contempladas e hoje é uma oportunidade de socializar experiências”.

São as próprias escolas que escolhem quais informações serão inseridas no site. “Cada unidade tem a liberdade para postar as ações que acham interessantes. Essa divulgação, além de inspirar as outras escolas, também ajuda no nosso trabalho de acompanhamento”, afirma Eliane. E a ação tem dado resultado. Desde que o espaço virtual foi criado, foram verificados acessos de educadores e das comunidades escolares.

Vídeos e dicas

Já na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Divinópolis, o site ganhou o nome de “Salinha Virtual” e a maioria das ações é postada em formato de vídeos, que são produzidos pelos educadores. “Formamos um grupo de professores e montamos um cronograma de publicações. Estão sendo feitos vídeos de contação de histórias e, também, sobre as atividades dos Planos de Estudos Tutorados, os PETs”, conta a diretora educacional da SRE, Margarida Romão Macedo.

Ainda de acordo com Margarida, a troca de experiências proporcionada pelo espaço trouxe inspiração para os professores. “Serviu para abrir novos horizontes e com isso os PETs começaram a chegar de forma mais diversificada aos alunos. Na verdade, ampliou todos os componentes curriculares e os professores estão muito entusiasmados”, conclui Margarida.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, neste ano de 2020, para mais 774 escolas estaduais.