Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgados pelo Ministério da Educação nesta semana, mostram o bom trabalho que vem sendo feito em Minas. Todo o trabalho que está sendo feito tem demonstrado que é possível alcançar importantes transformações, melhorando a qualidade do ensino. O Estado subiu de 4.4 para 4.6 a nota no indicador de qualidade da educação no país nesta etapa de ensino, saltando quatro posições.
Com o maior Ideb entre as escolas que ofertam os anos finais do ensino fundamental no setor Sul, a Escola Estadual Antonino Teixeira de Carvalho, localizada no distrito Abreus, no município de Alto Rio Doce, alcançou a nota de 6.6. No resultado anterior, divulgado em 2017, a unidade de ensino tinha registrado 5 como pontuação. A melhora no desempenho deixou a nota quase 32% mais alta.

A explicação para o desempenho atual, segundo a diretora da escola, Sônia Rezende, é buscar sempre engajar os alunos e, associando a isso, ir desenvolvendo as habilidades. Sônia conta que a equipe identificou a dificuldade dos estudantes com a língua portuguesa. A partir disso, começaram a focar o trabalho. “Desenvolvemos bastante o trabalho de leitura. Criamos projetos com essa proposta”, destaca. Ainda de acordo com ela, o mesmo ocorria com outras disciplinas, como matemática.
A escola também sempre fica atenta aos alunos que apresentam dificuldades e em vias de querer abandonar os estudos. Estes casos são solucionados com o projeto Busca Ativa, implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). “Quando identificamos esses alunos, eles recebem um acompanhamento mais de perto e, se for o caso, vamos até a casa deles e fazemos uma visita à família”, destaca.
A SEE/MG realizou, em 2019, uma busca ativa de alunos que estavam infrequentes. Estudantes que estavam com a frequência deficitária foram alvo de uma ação de incentivo à retomada regular da vida estudantil, que resultou no retorno de 15 mil para as salas de aula.
A diretora ainda ressalta que o caminho encontrado pela escola de envolver os estudantes em atividades lúdicas, como gincanas, feira de ciências e outras práticas, certamente contribuiu para que tenham o desempenho diferenciado, além da melhora da infraestrutura com a reforma conseguida no programa Mãos à Obra. A iniciativa da SEE promove reformas e troca do mobiliário. “Na nossa escola os alunos são disciplinados, não temos problemas com violência, além de termos muito diálogo. A tudo isso ainda se soma a boa convivência”, comemora.
Variação Ideb
Já a que apresentou a maior variação positiva do Ideb no setor Sul é a Escola Estadual Tomé Portes Del Rei, que fica em São João del-Rei. O diretor da unidade de ensino, Diorge Juliano Silva, conta que desde que se percebe alguma dificuldade de aprendizado, os alunos passam a ter acompanhamento especial, com aulas de reforço. Ele ainda destaca como a interação com as famílias ajuda muito no aprendizado. “Nós viramos uma comunidade mesmo. Os pais têm uma participação ativa, temos um diálogo constante”.

O resultado dessa interação é verificado nos números. A escola teve melhora de quase 59,3% no desempenho, ficando com a maior variação do Ideb do setor sul nos anos finais do ensino fundamental. Em 2017, a unidade de ensino ficou com a nota de 2.7. Já no índice divulgado nesta semana, a performance saltou para 4.3.
Outros pontos positivos da escola são os projetos desenvolvidos e que contam com a parceria com universidades da cidade, o que garante ainda mais engajamento dos alunos, as famílias e a comunidade no entorno. “Temos uma interação muito boa com a comunidade escolar. Além disso, a equipe é muito boa e os professores ajudam uns aos outros”, comemora.
Setor Sul
Para tornar o trabalho desenvolvido pela SEE/MG ainda mais eficiente e visando uma maior articulação da rede, as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) foram divididas em setores. A composição dos setores foi feita a partir de semelhanças das regionais. O setor Sul é composto pelas SREs de Barbacena, Caxambu, Itajubá, Juiz de Fora, Leopoldina, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São João del-Rei e Varginha