Aluno com nove anos de idade, campeão brasileiro de xadrez, conta

sua experiência durante encontro na Secretaria de Estado de Educação

Com apenas nove anos de idade, o estudante Lucas Leus já tem os títulos de campeão Mineiro, Brasieleiro e Sub-12 de xadrez. Ele sempre estudou na Escola Estadual Sarah Kubitschek, de Betim e, por causa de seu desempenho, ganhou bolsa integral em uma escola particular. Amanhã, dia 10, às 8 horas, durante o último dia do curso de capacitação de professores, Lucas Leus vai apresentar sua experiência. O treinamento está sendo realizado desde o dia 8 na Secretaria de Estado de Educação -
Av. Amazonas, 5.855/Bloco A – Gameleira. Durante a manhã os professores têm a parte teórica e, à tarde, eles praticam, jogando partidas com a orientação do professor Antônio Villar Marques de Sá, da Universidade de Brasília (UNB), que ministra o curso.

De acordo com o Antônio Villar, pesquisas realizadas comprovam que existem atividades que melhoram o desenvolvimento intelectual dos alunos e o xadrez é uma delas. "Atividades formadoras otimizam o potencial e o apoio dos governos estaduais e Federal para o ensino do xadrez nas escolas públicas vai proporcionar ao Brasil um salto na qualidade e no desenvolvimento intelectual da juventude brasileira", explica o professor, que conta com uma experiência de 40 anos no jogo de xadrez e está ministrando o curso.

O curso faz parte do Projeto Xadrez nas Escolas. O objetivo é levar o ensino do jogo de xadrez como instrumento pedagógico nas escolas estaduais de Minas Gerais. Participam do treinamento professores de 50 escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que fazem parte do Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, de atenção especial às escolas situadas em área de risco e que desenvolve um conjunto de ações ligadas à área pedagógica e de segurança escolar.

A capacitação é oferecida pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com os ministérios da Educação e dos Esportes. Cada uma das 50 escolas participantes receberá kits com 15 tabuleiros de xadrez.

Sarah Kubitschek

Esse ano o xadrez foi implantado na Escola Estadual Sara Kubitschek, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O xadrez é ensinado nas aulas de Educação Física para cerca de 200 alunos do ensino fundamental. O professor Domício Júnior construiu, junto com os alunos, 15 tabuleiros de xadrez e também foi disponibilizada uma sala para que os estudantes possam praticar o jogo. Além disso, todos os sábados, às 14 horas, a escola abre as portas para receber alunos e pessoas da comunidade interessados em jogar xadrez. "Os resultados positivos da prática do xadrez são claros, principalmente, quanto à auto-estima", afirma Domício Júnior.

Programação

Dia 10/06/2005

    * 8 horas às 12 horas:

    * Lucas Leus – Campeão Brasileiro de xadrez

    * Sites Úteis

    * Softwares Pré-jogos

    * Swiss Perfect 98

    * Prática V (Partidas off-line)

    * 13 horas às 17 horas:

    * Registro no CEX

    * Comandos Básicos

    * Prática VI (Partidas on-line)

    * Avaliação
    * Encerramento

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL