Matrículas devem ser feitas presencialmente a partir de segunda-feira na escola para onde o aluno foi encaminhado

Foi publicada nesta quinta-feira (16/01) a primeira chamada dos alunos que fizeram a pré-matrícula com a indicação da escola para onde foram encaminhados. Para fazer a consulta, basta acessar o site matricula.educacao.mg.gov.br e conferir. É necessário ter o número da inscrição em mãos. Ele foi gerado no momento do cadastro. Caso não tenha mais o registro basta consultar, não se preocupe, pois é possível recuperar a identificação numérica no sistema.

Se o nome do estudante não aparecer na primeira chamada, não é motivo de preocupação. Basta aguardar o próximo encaminhamento que será publicado no dia 29 de janeiro com os estudantes que não foram alocados no dia 16 de janeiro. 

Para efetivar a matrícula, os pais, responsáveis ou alunos com 18 anos ou mais devem comparecer presencialmente na escola indicada entre os dias 16 e 23 de janeiro.

Todos que fizeram a pré-matrícula terão a vaga garantida na rede estadual para o ano letivo que começa em 10 de fevereiro. A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) garante que nenhuma pessoa ficará sem vaga na rede estadual de ensino.

Neste primeiro momento, serão encaminhados, para a escola selecionada pelo próprio estudante, aqueles que fizeram a pré-matrícula e que se encaixam nos critérios definidos na resolução 4.253/2019. Entre eles, se a unidade escolar é a mais próxima da residência dele, irmãos matriculados na mesma escola e idade.

Segunda Chamada

No caso de o nome do aluno não aparecer nesta primeira lista, basta aguardar a próxima divulgação. No dia 29 de janeiro a segunda chamada de encaminhamento de alunos estará disponível no site matricula.educacao.mg.gov.br. O processo para encontrar a escola de encaminhamento no site é o mesmo da primeira fase. Para a verificação é preciso inserir no sistema o número da inscrição. Em caso de perda do número, é necessário recuperar o número de inscrição.

Neste caso, os pais, responsáveis ou o aluno maior de 18 anos, devem comparecer a escola para qual ele foi encaminhado para realizar a matrícula presencialmente de 29 de janeiro a 05 de fevereiro. Todas as etapas de seleção de nomes para as escolas obedeceram a critérios descritos na resolução 4.231/2019.

Consulta do nome

No momento de consultar o nome é preciso ter o número a inscrição, mas também é possível fazer a consulta inserindo o nome completo do aluno, data de nascimento e a filiação cadastrada.

Porém, caso a pessoa deseje recuperar o número da inscrição, basta inserir no sistema, no campo “esqueceu o seu número de inscrição”, o nome completo do aluno, junto com a data de nascimento e documento cadastrado. Feito isso, irá aparecer na tela opções de nomes, entre eles o de um dos pais do estudante. Após selecionar a opção, será gerado novamente o número de inscrição do aluno.

Já para os alunos que fizeram o cadastramento escolar, a maneira de verificação é apenas uma: preenchendo os campos com nome completo do aluno, data de nascimento e a filiação cadastrada.

Documentos para matrícula

Para efetivar a matrícula são necessários os seguintes documentos: Os pais ou responsáveis (em caso de menores de 18 anos) ou o próprio aluno (maior de 18 anos) deverão se apresentar na unidade de ensino portando:

- Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Identidade ou documento do aluno que a substitua, original e cópia;

- CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se o aluno for maior de idade e facultativa quando menor de 18 anos;

- Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais ou responsáveis ou do aluno. São considerados comprovantes válidos as contas de água de luz, telefone.

- Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola.

Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis. Caso o estudante seja declarado como portador de Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, é necessária a apresentação de laudo médico, original e cópia.