
Os alunos da rede estadual de Minas Gerais têm a partir deste ano mais chances de cursar o ensino médio de tempo integral. Isso porque a modalidade – que neste ano terá cerca de 40 mil vagas -, permite que o estudante passe mais tempo na escola, o que contribui para que ele tenha mais tempo para se dedicar aos estudos e também para aprender uma profissão, no caso de quem optar pelo ensino médio de tempo integral profissionalizante. Quem já desfruta da modalidade comemora a escolha e aponta pontos positivos observados ao longo da formação.
Para Pedro Henrique da Silva Faria, aluno do segundo ano do ensino médio de tempo integral na Escola Estadual Professora Julia Kubitscheck, em Passos, no Sul de Minas, além dos ganhos educacionais, com professores dedicando mais tempo ao ensino deles, a experiência permite que ele tenha contato com artes e ainda repercute na relação com amigos. “Desde que o Ensino Médio Integral entrou na minha vida tenho percebido várias mudanças sociais e educacionais. As sociais são devido a vários projetos de teatro, dança, música, poemas que tem me ajuda a perder a timidez e criar novo vínculo de amigos”, conta.
Pedro Henrique ainda ressalta a diferença educacional que percebeu. “E as (mudanças) educacionais são graças aos “aulões” do Enem que são feitos por professores capacitados que me ajudam a ampliar minha área de conhecimento”, destaca.
Quem também só tem elogios ao perceber as vantagens do ensino médio de tempo integral é Iara Lima de Moura, aluna do segundo ano da Escola Estadual João Belo de Oliveira, em Carangola, na Região da Zona da Mata. Ela destaca a melhora na capacidade de compreensão do conteúdo e o reflexo disso na capacidade dela de assimilar as matérias. “Desde que começou essa proposta do ensino médio integrado a nossa escola melhorou muito nas atividades e no desenvolvimento dos alunos, principalmente, na parte dos estudos orientados a gente conseguiu desenvolver mais e está aprendendo muito melhor”, disse.
Outro ponto que merece destaque, segundo Iara, é a melhora na interação entre os alunos e também com os professores. “A gente está com uma convivência melhor, por passar mais tempo juntos. Tendo diálogo melhor com os professores e está melhorando muito o nosso aprendizado. E muito gratificante a gente participar de uma coisa tão inovadora. Estamos amando muito porque está mudando nosso tipo de ensino”, comemora.
Em 2020, o Ensino Médio de Tempo Integral será realidade em 281 escolas estaduais mineiras, das 47 Superintendências Regionais de Ensino. A iniciativa possibilita aos estudantes que estejam iniciando o 1º ano do ensino médio ingressar mais facilmente no mercado do trabalho, por meio de cursos profissionalizantes, ou conquistar a tão sonhada vaga em uma faculdade. De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) os alunos formados no Ensino Médio de Tempo Integral possuem 17% mais chance de ingressarem no ensino superior.
Para 2020, em Minas Gerais, serão ofertadas cerca de 40 mil vagas. A pré-matrícula dos estudantes interessados deve ser feita até o dia 6 de janeiro pelo site matricula.educacao.mg.gov.br.