Ação é resultado de uma parceria entre a SRE de Uberlândia, o Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, ONG Pontes de Amor, Defensoria Pública, Polícia Civil e a Secretaria Municipal de Educação


Ao longo deste ano, oito escolas estaduais de Uberlândia fomentaram discussões sobre temas como bullying, prevenção ao uso de drogas, assédio sexual e, também, tiveram a oportunidade de entender a diferença entre atos infracionais e ato disciplinar. Os temas foram discutidos por meio de palestras promovidas a partir do projeto Justiça na Escola.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Superintendência Regional de Ensino (SRe) de Uberlândia, o Poder Judiciário, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), ONG Pontes de Amor, Defensoria Pública, Polícia Civil e a Secretaria Municipal de Educação.

Participaram da iniciativa as escolas estaduais Ângela Teixeira da Silva, Prof. Juvenília Ferreira dos Santos, Guiomar de Freitas Costa, Mário Porto, Américo René Gianetti, Teotônio Vilela e Parque São Jorge.

Palestra realizada na  Escola Estadual Mário Porto. Foto: Arquivo da Escola

“Foi uma ação muito positiva. Nas escolas por onde o projeto passou foi possível ver a diminuição de ocorrências”, destacou a superintendente da SRE de Uberlândia, Onília Maria de Oliveira Borges.

Para a diretora da Escola Estadual Mário Porto, Regina Beatriz de Melo, o projeto teve uma repercussão muito boa na escola. “Eles vieram e falaram sobre temas importantes para o dia a dia dos alunos. Foi tudo muito bom e teve um retorno positivo para os jovens”, afirmou.

A diretora da Escola Estadual Américo René Gianetti, Andreia Cristina Santana, explicou que, além de ter sido uma ação importante para os alunos, também levou informações para os professores. “Foi um projeto muito interessante. Teve um momento com os professores, onde foi ressaltada, entre outras coisas, a importância da participação da família”, contou a gestora.

O projeto também contou com a participação de escolas municipais de Uberlândia. O encerramento das atividades, em 2019, aconteceu no início do mês de dezembro.