Alunos participaram das atividades de encerramento do ano. Foto: divulgação

Oito escolas da rede estadual de ensino participaram, no último domingo (01/12), da conclusão das atividades realizadas ao longo do ano no Programa Superação, uma parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) com o instituto Superação. O evento foi realizado no complexo do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Cerca de 380 alunos, contabilizando todas as unidades de ensino presentes, participaram do encontro.

Durante o ano, os professores de educação física das escolas envolvidas na iniciativa participaram de oito formações para incentivar e aperfeiçoar o ensino do basquete, além de contribuir para o desenvolvimento pessoal das crianças e adolescentes, tendo o esporte como instrumento.

De acordo com a analista educacional do ensino infantil e fundamental da SEE/MG, Celina Gontijo, essa é uma oportunidade de expandir os horizontes dos alunos e ofertar mais modalidades esportivas. “Geralmente, os alunos optam pelo futsal e esse projeto é uma oportunidade de oferecer o basquete. Com isso, a gente tem a possibilidade de dar outras opções”, afirmou ao comemorar a parceria com o instituto.

Como coroação das atividades desenvolvidas ao longo do ano, os alunos e professores das escolas participaram de palestras com jogadores profissionais, além de participar de jogos. Durante as partidas, o placar não foi o mais importante. As equipes foram avaliadas pela humildade, capacidade de liderança, interação entre os integrantes entre outros quesitos. Os times que se destacaram ganharam troféus e os alunos bolas, camisas e kits, como informou coordenador e gerente de esportes do Instituto Superação, Flávio Davis.

Segundo ele, no caso dos destaques individuais, foram considerados o comportamento deles ao longo do ano e a evolução acadêmica. “É uma oportunidade de mostrar que o esporte pode ter um fator educacional de modificação social. Ele também pode contribuir na transformação comportamental”, avaliou.

Projeto valoriza o aprendizado do basquetebol e a interação entre os atletas. Foto: divulgação

Quem também fala dos bons frutos e resultados da iniciativa é a diretora da Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho, de Belo Horizonte, Cynthia Pinheiro Chagas. Segundo ela, a possibilidade de os alunos participarem excedeu as quadras e melhorou o rendimento e desenvolvimento escolar. “Eles tiveram melhora comportamental e nas notas. Além disso, ficaram mais responsáveis. Também começaram a se valorizar mais, com sensação de pertencimento à escola”, contou.

Participaram do programa a Escola Estadual Victor Gonçalves de Souza e Escola Estadual do Bairro São Geraldo, ambas em Itaúna. Além da Escola Estadual Presidente Antônio Carlos, Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho, Escola Estadual Professor Clóvis Salgado, Escola Estadual Madre Carmelita, Escola Estadual Professor Leon Renault e Escola Estadual João Gonçalves Neto, localizadas na capital.

Programa

O Programa Superação é uma parceria da SEE/MG com o Instituto Superação que propõe a formação pelo esporte, tendo como objetivo a capacitação de professores das escolas ampliando o número de praticantes no basquete, além de contribuir para o desenvolvimento pessoal de crianças e adolescentes das escolas da rede pública estadual por meio deste esporte.