
Seis escolas da rede estadual de Minas Gerais foram selecionadas para participar, nesta quinta (28/11) e sexta-feira (29/11), do Encontro Nacional de Educação no Trânsito, promovido pela Fundação Mapfre. Estão reunidas, em São Paulo, escolas de todo o país que se destacaram em iniciativas voltadas para disseminar boas práticas viárias. Entre os participantes, dez trabalhos serão escolhidos como destaques nacionais.
As unidades de ensino de Minas Gerais selecionadas para representar o Estado são: Escola Estadual Antônio Belarmino Gomes, de Divinópolis, com o projeto “Consciência no Trânsito”; Escola Estadual Professor Francisco Faria, de Juiz de Fora, que desenvolveu o “De Mãos Dadas Por Um Trânsito Seguro”. A Escola Estadual Doutor Arthur Bernardes, localizada em Sete Lagos, criou o projeto “Arthur Bernardes em Transitolândia...Uma Cidade Junina”.
Já a Escola Estadual Antônio Rigueira da Fonseca, de Ribeirão das Neves, apresentou o projeto “Caminhando e Aprendendo”. De Belo Horizonte foram duas selecionadas. A Escola Estadual Antônio Clemente aplicou a iniciativa que recebeu o nome de “O Trânsito Sou Eu”. E a Escola Estadual Afonso Pena Mascarenhas desenvolveu o projeto “Trânsito Sustentável: Respeito Pela Vida”.
Educação no trânsito
A iniciativa trabalha de forma especial com o tema "Educação para o trânsito" e busca incentivar a pesquisa e compreensão do trânsito, a partir da ótica das relações humanas no contexto da circulação pelos espaços públicos.
A ideia é que alunos e professores envolvam-se em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação e convivência nos espaços públicos utilizados pelos alunos, desde os ambientes compartilhados na própria escola até na cidade como um todo.
O Programa favorece, dessa maneira, a implementação de ações que visem à melhoria nas condições de circulação em vários níveis. A partir, portanto, do desenvolvimento desses projetos nas escolas, espera-se promover uma convivência mais harmoniosa nos espaços compartilhados, de modo a incentivar uma circulação mais segura, eficiente e, acima de tudo, mais humana.