As escolas da rede estadual de Minas Gerais, localizadas em Governador Valadares, no Leste do estado, tiveram mais uma oportunidade para discutir sobre as iniciativas para a prevenção da violência dentro do ambiente escolar. Na sexta-feira (22/11), representantes das unidades de ensino do município se reuniram com a equipe da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Governador Valadares, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e conversaram sobre a temática.

Entre os assuntos que foram trabalhados durante o encontro estão os aspectos jurídicos do ato infracional e dos atos de indisciplina ocorridos no ambiente escolar. O tema foi tratado pela representante do MPMG na cidade que explicou para os presentes os diferentes tipos de situações que podem ocorrer no ambiente escolar. Dessa forma, os responsáveis na unidade de ensino terão ainda mais clareza na condução e no encaminhamento das situações que podem ocorrer na escola. Além disso, foram destacados nas palestras a atuação do conselho tutelar e a importância de ter um regimento escolar, por exemplo.

Agenda reuniu escolas e representantes da SRE, do Ministério Público e da Polícia Militar. Foto: Divulgação

Troca de conhecimentos

Para a superintendente da SRE de Governador Valadares, Claudia Maria de Souza Amorim Braga, o momento foi ótimo para a troca de conhecimentos, pois ajuda a melhorar as práticas e deixar os fluxos que devem ser adotados ainda mais transparentes. Segundo ela, em cada unidade de ensino um servidor foi escolhido para participar da formação. Na escola, essa pessoa assumirá o papel de facilitador para articular os procedimentos e demandas, quando houver necessidade.

“Foi excelente essa vivência. Muitas vezes o fato pode acontecer na escola e é importante que a equipe da unidade esteja pronta para dar os devidos e corretos encaminhamentos. Além disso, essa parceria com outros órgãos é sempre positiva”, afirmou a superintendente. Ainda de acordo com ela, a intenção é que o projeto tenha continuidade, uma vez que o encontro serviu para orientar nos procedimentos e para mostrar a importância do papel de cada um dos órgãos na resolução do problema. “A gente plantou uma semente e esperamos dar continuidade, ampliar essa iniciativa”, revelou.

Parcerias

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) já desenvolve parcerias com a Polícia Militar de Minas Gerais. São ações conjuntas de prevenção da violência no ambiente escolar. Entre elas está o Programa de Convivência Democrática, que articula projetos e estratégias pedagógicas preventivas para a melhoria da convivência no ambiente escolar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e a Patrulha Escolar.