A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, recebeu, nesta sexta-feira (22/11), uma visita da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na reunião, a secretária falou sobre questões relativas ao plano de atendimento de 2020, à ampliação da previsão de alunos atendidos na rede estadual de ensino no próximo ano letivo e ainda sobre o processo de matrículas.
Durante o encontro, a secretária anunciou que o plano de atendimento de 2020 elaborado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) apresentou um crescimento do número de vagas ofertadas para o próximo ano letivo, em relação ao ano anterior. “Já identificamos um aumento de 60 mil vagas para o próximo ano letivo, em relação ao plano de atendimento do ano passado. Isso reflete o nosso esforço de melhorar a oferta nas localidades que apresentam maior demanda e, em muitos casos, inclusive, ampliando o tempo que o aluno fica na escola”, destacou Julia. Para 2020, a SEE/MG vai ampliar o Ensino Médio Integral, com o aumento de 16 mil vagas em todo o estado.
Participaram do encontro a deputada Beatriz Cerqueira, presidente da Comissão; a assessora Luciana Haas, representando o deputado Bartô; o subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Igor de Alvarenga; e o assessor de relações institucionais, Bernardo Miranda.
Matrículas
No próximo dia 28, terá início o processo de pré-matrícula na rede estadual para os estudantes que desejam se transferir de uma escola estadual para outra; para alunos advindos de outras redes de ensino e que querem ingressar na estadual no próximo ano; além daqueles que abandonaram os estudos e desejam voltar às salas de aula no ensino fundamental, no ensino médio ou na educação de jovens e adultos. Nesta pré-matrícula, os estudantes vão sinalizar o interesse pela mudança. Todos os casos serão analisados e, no final de dezembro, os resultados da alocação serão divulgados. A pré-matrícula deverá ser feita pelo site www.matricula.educacao.mg.gov.br, de 28/11 a 16/12.
“Toda a demanda por vagas na rede estadual será considerada para que o atendimento seja feito da melhor forma. Importante destacar que os estudantes que realizaram o cadastramento escolar em julho deste ano não precisam de fazer essa pré-matrícula. O que estamos oferecendo é mais uma oportunidade para as famílias sinalizarem o interesse em uma vaga na rede estadual de ensino”, salientou a secretária de Educação.
Já o período para renovação da matrícula dos estudantes que desejam permanecer na mesma escola estadual em 2020 iniciou no dia 19 e vai até o dia 6 de dezembro. É importante que os pais ou responsáveis procurem a escola do seu filho portando todos os documentos necessários para confirmar a matrícula e garantir a vaga do aluno na escola em que ele já está matriculado e estudando neste ano.
Todas as informações e orientações sobre o assunto estão na Resolução nº 4.231, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais do dia 15/11.