Três projetos de servidores da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) são finalistas do 4° Prêmio Inova, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais. As iniciativas que concorrem à próxima etapa da premiação se dedicaram a tornar melhor o ensino no Estado, por meio de melhorias pedagógicas, estruturais e utilizando a tecnologia. Todos os servidores podem participar da votação que vai até a próxima segunda-feira (18/11). A página de votação é a www.premioinova.mg.gov.br.
Ao todo, 200 projetos foram inscritos e 12 selecionados para a fase de votação. Os projetos “Inteligência artificial no combate à evasão na educação em Minas Gerais”, dos servidores Estevão de Almeida Vilela (SEE) e João Victor Silva Fonseca (Seplag); e o “Modernização dos Cesec - Da melhoria da gestão à qualificação do ensino”, de Lucas Evencio Soares Dutra, concorrem na categoria Ideias Inovadoras Implementáveis.
Já na categoria Iniciativas Implementadas de Sucesso, o projeto “Enem na Escola”, proposto por Renato Lopes, completa a lista de finalistas representantes da SEE na 4º edição do Prêmio Inova.
Última etapa
A próxima e última etapa está prevista para acontecer no dia 25 de novembro. Para eleição dos vencedores, serão somadas as notas atribuídas nas duas primeiras etapas e as notas atribuídas pela Comissão de Avaliação final. Os três primeiros lugares de cada categoria receberão prêmios em dinheiro e o quarto lugar receberá uma menção honrosa.
Prêmio Inova
Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o 4º Prêmio Inova Minas Gerais busca estimular a proposição de ideias inovadoras e a implementação de iniciativas de sucesso, que promovam ações de simplificação e desburocratização de processos governamentais, visando à transformação e à melhoria dos serviços públicos com foco nas necessidades dos usuários.
O prêmio é dividido em duas categorias: “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, na qual os agentes públicos têm a oportunidade de apresentar iniciativas já implementadas que tenham resultados comprovados. A segunda, “Ideias inovadoras Implementáveis”, visa incentivar a elaboração de projetos que podem ser adotados na administração pública.
Projetos
O projeto “Enem na Escola” teve a preocupação de proporcionar aos estudantes da rede estadual de ensino que residem em regiões mais afastadas e de maior vulnerabilidade social a possibilidade de complementar a preparação para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram articuladas parcerias para realização dos “aulões” preparatórios.
Já o projeto “Modernização dos Cesec - Da melhoria da gestão à qualificação do ensino” propõe que uma reestruturação dos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec) com modificações desde a estrutura pedagógica até a organização administrativa. Por meio de estudos, sugere que um desenho com nova dinâmica de oferta nas regiões, melhorando a gestão, reduzindo os custos e criando alternativas de ensino que facilitam o acesso da população e qualificam a aprendizagem.
A proposta do projeto “Inteligência artificial no combate à evasão na educação em Minas Gerais” é identificar quais os alunos matriculados na rede estadual têm maior risco de abandonar os estudos. A ideia é utilizar a partir da análise de diversos dados - entre eles o desempenho acadêmico e frequência escolar -, para ajudar as unidades de ensino e educadores a evitar que o aluno abandone o aprendizado.