Data é comemorada nesta terça-feira (12/11)

Eles são responsáveis por administrar o ambiente escolar e cuidar para que tudo aconteça da melhor forma possível. Na rede estadual de ensino mineira, o diretor está presente em todas as escolas e tem um papel fundamental para o bom andamento do dia a dia das unidades de ensino. Nesta terça-feira (12/11), data em que se celebra o ‘Dia do Diretor Escolar’, confira, abaixo, algumas histórias de educadores da rede estadual que se dedicam à gestão da escola.

Cátia Luciana Rosa Marcelo é uma diretora que conhece muito bem todas as especificidades da Escola Estadual Teodorico Ribeiro de Assis, em Juiz de Fora. Em 1996, ela iniciou seu trabalho na unidade de ensino como Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB). Depois de 10 anos atuando no cargo, Cátia resolveu retomar os estudos na Educação de Jovens e Adultos e, ao conquistar o diploma do ensino médio, fez faculdade de pedagogia. Durante o curso, ela atuou como secretária na escola e ao se formar, conseguiu um cargo como professora e deu aula para as turmas dos anos iniciais.

Cátia trabalha na mesma escola há 24 anos. Foto: Arquivo Pessoal

“O meu sonho sempre foi dar aula na escola porque sou apaixonada por ela. Depois de seis anos, meus colegas viram meu amor pela escola e me incentivaram a fazer a certificação e me candidatar como diretora. Estou há quatro anos no cargo e me encontrei na profissão. Não me vejo fora daqui. É uma troca maravilhosa”, conta a diretora.

Novato no cargo de diretor, Carlos Eduardo Mendes de Andrade iniciou sua participação na gestão da Escola Estadual Delvito Alves da Silva, em Unaí, no mês de julho deste ano. Mesmo recente no cargo, sua história com a escola é antiga. “Eu estudei aqui e desde 2004 sou servidor. O meu apreço por ela vem desde a época de aluno e ser diretor era um sonho antigo”.

O gestor também destaca quais são as iniciativas que podem ser desenvolvidas para fortalecer, ainda mais, o ambiente escolar. “Buscamos trazer, cada vez mais, a família para dentro da escola. É muito importante que todos participem da gestão. Quando assumi a direção, a participação da comunidade era mínima. Agora estamos promovendo atividades para que a comunidade queira estar participando da vida da escola”, conclui Carlos Eduardo.

Carlos foi aluno da escola e hoje é diretor. Foto: Arquivo Pessoal