Educadores das redes pública e privada podem participar da iniciativa que irá até o dia 14/11
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) inicia, nesta quarta-feira (30/10), o III Ciclo de Webconferências sobre o Currículo Referência de Minas Gerais. Até o dia 14 de novembro, sempre às 16 horas, serão debatidos temas específicos sobre a Educação Infantil e os componentes curriculares do Ensino Fundamental.
Podem participar das formações educadores da rede estadual, das redes municipais, além de professores de escolas particulares já que o Currículo Referência abrange todas as instituições de ensino do estado. As discussões serão baseadas nas sugestões e considerações dos próprios profissionais das redes.
A primeira webconferência será transmitida nesta quarta-feira (30/10) e tem como tema “Os saberes da Educação Física Escolar: dimensões do conhecimento”. Já na quinta-feira (31/10) será discutido o tema “Língua Portuguesa: Multiletramento, multiculturalismo e multimodalidade”. Na sexta-feira (1/11) será a vez de falar sobre “A importância da oralidade na Língua Inglesa”.
As webconferências ficarão gravadas e poderão ser assistidas, novamente, por meio do site do Currículo Referência de Minas Gerais.
Ciclos de Webconferências
As webconferências têm por objetivo apresentar aos profissionais da educação os componentes do Currículo Referência de Minas Gerais. O I Ciclo foi realizado no período de 14 a 30 de maio. Já o II Ciclo aconteceu no período de 13 a 28 de junho.
Currículo
O Currículo Referência de Minas Gerais para o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental é resultado de um ano de intenso trabalho em regime de colaboração entre a SEE/MG e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Seccional Minas Gerais (Undime-MG). Ele foi homologado no final do ano passado.
O documento foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é o resultado da revisão dos currículos de todas as redes educacionais mineiras. O ano de 2019 será de transição e dedicado à formação dos profissionais da educação e estudo do Currículo Referência. Já em 2020 ele estará efetivamente nas escolas.