Equipe da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) acolheu, presencialmente, às manifestações dos cidadãos e dos servidores públicos
Mais uma edição da Ouvidoria Móvel, projeto da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) que leva atendimento presencial aos municípios mineiros, foi realizada nesta terça (22/10) e quarta-feira (23/10) nas cidades de Curvelo, região Central do estado, e em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. A população que desejava fazer manifestações sobre a prestação dos serviços públicos relacionados à área educacional foi atendida pela equipe da ouvidoria educacional.
Em Curvelo, a Ouvidoria Móvel acolheu os cidadãos na Superintendência Regional de Ensino (SRE). O estudante Joel de Souza Reis falou da importância da população participar e de trazer os questionamentos e queixas ao conhecimento do Estado. “É necessário estar presente, denunciar e trazer ao conhecimento do governo o que não está funcionando bem. É muito positivo expor e ouvir também o que o governo tem a nos dizer, conhecer este trabalho e contribuir para a melhoria do ensino”, disse Joel.

Já em Diamantina, os servidores da Ouvidoria também atenderam os moradores da cidade na sede da SRE. Quem tinha reclamação, denúncia, sugestão ou elogio sobre a qualidade da rede pública estadual de ensino registrou a demanda que será analisada pela OGE, encaminhada ao órgão competente para que a resposta seja repassada ao manifestante no prazo previsto em Lei, de 30 dias, sendo prorrogável por mais 30.
A servidora pública, Clara Quaranta, comentou sobre sua satisfação ao ver que o Estado está estreitando o relacionamento com a população, indo ouvir “in loco”. “Estou bem otimista com o trabalho da ouvidoria. Fiquei muito contente ao saber que o governo está preocupado em nos ouvir e conhecer nossa realidade escolar e nossa opinião para aprimorar a qualidade do ensino”, destacou a servidora.
Aproximação com o cidadão
A ouvidora-geral do Estado de Minas Gerais, Simone Deoud, ressaltou a importância desse trabalho em percorrer os municípios para aproximar a OGE da população. “A minha diretriz, seguindo determinação do governador Romeu Zema, é fortalecer a Ouvidoria-Geral para atender à população com serviços de qualidade. Queremos ouvir a população para melhorarmos o nosso trabalho”, disse.
O ouvidor educacional, Breno Bastos, faz um balanço das ações e comentou sobre o atendimento presencial às cidades, aproximando a Administração Pública do cidadão. “É muito relevante e oportuna essa comunicação, em que a Ouvidoria ouve o cidadão. É ele quem gera os recursos que são utilizados pelo Estado e que são transformados em serviços públicos. Portanto, precisa também acompanhar a gestão destes recursos, trazendo sua manifestação, experiência vivida na utilização dos serviços, para que o Governo aprimore as políticas públicas”, explicou.
O ouvidor destacou, também, a importância de ampliar ainda mais os canais de comunicação com a população. “Nestes dois dias, tivemos uma participação expressiva, mas desejamos que a população participe mais. Opine sobre os serviços do executivo estadual, pois por meio do relato deles é que são feitas as análises e correções”, ressaltou Breno.
Com informações da Ouvidoria-Geral do Estado