Livro conta um pouco das histórias dos vencedores da categoria Cidadania do Prêmio Bom Exemplo

A Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Belo Horizonte, foi o palco do lançamento do livro “Incríveis Contos de Grandes Exemplos”, realizado na manhã desta terça-feira (22/10). A obra, que celebra os dez anos do Prêmio Bom Exemplo, registra em contos as histórias dos dez vencedores da categoria Cidadania. As escolas públicas estaduais da capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) receberão dos idealizadores da iniciativa um exemplar do livro.

Para a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, a publicação poderá incentivar os estudantes a desenvolverem cada vez mais ações em prol de suas comunidades. “A chegada desses exemplares nessas escolas é extremamente importante para mostrar para esses jovens que eles podem transpor barreiras e que conseguem fazer uma transformação dentro da sua comunidade por meio de atitudes otimistas e proativas”.

Lançamento foi realizado nesta terça-feira. Foto: Geanine Nogueira

A ideia é que os diretores recebam os livros, integrem o material ao seu Projeto Político Pedagógico e que as escolas desenvolvam diferentes atividades. A diretora da Escola Estadual Barão do Rio Branco, Valéria Medeiros, recebeu o exemplar da escola e destacou que “é um prazer receber esse livro. Estamos todos os dias plantando a nossa sementinha e fazendo o melhor para que os nossos alunos tenham o futuro garantido”.

Paola Richelle é aluna do 7º ano do ensino fundamental e participa de um grupo de dança que leva arte para comunidades carentes. Para ela, é muito importante reconhecer ações como as premiadas pelo Prêmio Bom Exemplo. “Incentivar as pessoas é sempre bom. Ainda mais com iniciativas que têm tantos impactos positivos como as reconhecidas pelo prêmio”, observou.

No livro também estão registrados os vencedores das categorias Ciências, Cultura, Economia, Educação, Esporte, Inovação, Meio Ambiente e Personalidade que passaram a integrar a premiação a partir de 2011. Os textos são de Cris Guerra, as ilustrações do Conrado Almada e edição e projeto gráfico são da agência Perfil 252. 

Para fazer o download gratuito do livro, clique aqui.

Escolas estaduais receberão exemplares dos livros. Foto: Geanine Nogueira

O Prêmio

O Prêmio Bom Exemplo é uma iniciativa da TV Globo, Fundação Dom Cabral, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do Jornal O Tempo que reconhece pessoas e iniciativas que, direta ou indiretamente, contribuem para a construção de uma sociedade mais solidária, justa e cidadã. A premiação nasceu em 2010 com a categoria Cidadania, que destaca cidadãos que desenvolvem ações para a melhoria da qualidade de vida em suas comunidades. No ano seguinte, outras categorias se somaram à iniciativa.