Na Escola Estadual Ponciano Pereira da Costa, localizada no distrito de Cubas, em Ferros, município no Vale do Aço mineiro, o clima é de comemoração e admiração depois de receber a notícia de que a aluna do 8º ano do ensino fundamental, Áurea Andrade Lage Alves, foi classificada para a semifinal da sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP). A Olimpíada é organizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Itaú Social.

Em 2019, a OLP tem como tema “O lugar onde vivo”, com objetivo de valorizar a interação das crianças com seus territórios e realidades, e Áurea foi selecionada, junto com outros 124 estudantes de todo o país, na categoria “Crônicas” – em cada etapa de ensino um estilo de texto foi trabalhado. A redação da estudante de 13 anos foi inspirada em uma história real: a superação de seu pai que, aos 11 anos, perdeu um dos braços em um moinho e nunca usou o acidente como motivo de lamentação, e sim como alavanca para ser uma pessoa independente e feliz.

“Quando vi o tema da competição pensei que poderia contar a história dele, porque ela estava escondida, e faz parte do lugar onde vivo desde que nasci, porque presencio diariamente o fato de que a falta de um braço nunca o impediu de continuar sendo um trabalhador rural esforçado. Quando ele autorizou, escrevi, muito emocionada. E estou muito feliz por ter conseguido essa classificação com a crônica que fala sobre essa superação. Não consigo acreditar, porque a gente sempre pensa que esse tipo de conquista é algo muito distante”, disse a estudante.

Áurea irá participar, nos dias 23, 24 e 25 de outubro, em São Paulo (SP), da etapa regional da competição. Foto: Divulgação

A diretora da escola, Goreth Alves, sente-se honrada com a classificação da aluna. “É um orgulho para a escola, principalmente porque muitas redações foram feitas e todas muito boas. Participamos todos os anos da OLP e os professores trabalham muito as produções de texto. É um reconhecimento para a escola e principalmente para a Áurea, que sempre foi engajada e estudiosa. Ela merece estar onde está”, disse Goreth.

De acordo com o cronograma da OLP, Áurea irá participar, nos dias 23, 24 e 25 de outubro, em São Paulo (SP), da etapa regional da competição, que consiste em atividades culturais e formativas e seleção dos 173 finalistas da região Sudeste. A estudante irá acompanhada de uma professora ou da diretora da escola.

Além de Áurea, outros 28 estudantes de 20 escolas estaduais de diversos municípios mineiros foram selecionados para a semifinal da OLP com os gêneros “Memórias Literárias”, “Crônica”, “Artigo de Opinião” e “Documentário”. Confira aqui os alunos que também irão a São Paulo participar desta fase da competição.