Fortalecer os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes de escolas públicas estaduais de Montes Claros e outros municípios da região Norte e também dos alunos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é o objetivo da parceria firmada entre a instituição de ensino superior e a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Montes Claros, em reunião no último dia 1º de outubro.

A primeira iniciativa a ser realizada será a “Unimontes de Portas Abertas”, programada para os dias 24, 25 e 26 de outubro, no campus-sede da universidade. Direcionado a estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede estadual de ensino, o projeto busca mostrar a estrutura, os espaços e os cursos da Unimontes para a comunidade e incentivar a aproximação do aluno da educação básica com o universo do ensino superior. Outra ação prevista nesta parceria é a capacitação de educadores das escolas estaduais compreendidas pela SRE com a disponibilização de cursos pela Unimontes.

Para a superintendente da SRE Montes Claros, Maria Levimar Viana Tupinambá, as expectativas para este trabalho em conjunto são muito positivas. “É uma forma de valorizar o nosso aluno e também a universidade. É importante nossos estudantes saberem que os espaços da Unimontes estão abertos a eles, e torcemos para que isso desperte ou potencialize o interesse deles em seguirem os estudos na instituição”, disse.

O reitor da Unimontes, Antônio Alvimar Souza, considera benéfica a aproximação com a SRE. “A maior interação da Unimontes com a superintendência será extremamente importante para a qualidade de ensino, inclusive servindo de laboratório vivo para o mapeamento dos entraves para uma educação de melhor qualidade e o enfrentamento dessas dificuldades. Isso permitirá apontar caminhos e ações, de mão dupla, que poderá refletir na própria formação de professores pela universidade”, enfatizou o reitor durante o encontro.

A SRE Montes Claros tem, sob sua jurisdição, 170 escolas estaduais localizadas em 30 municípios da região Norte de Minas Gerais.