A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, no último sábado (5/10), em Belo Horizonte e Ribeirão das Neves, na região metropolitana, a Banca Itinerante 2019. A iniciativa é voltada para que aquelas pessoas que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade adequada possam conquistar as certificações dos ensinos fundamental e médio.
No turno da manhã, de 8h às 12h, para o ensino fundamental, foram testes das áreas de conhecimento de matemática e ciências naturais. Para o ensino médio foram aplicados aqueles relacionados às áreas de conhecimento de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.
Já no período da tarde, de 14h às 19h, para o ensino fundamental foram aplicadas provas das áreas de conhecimento de língua portuguesa; língua estrangeira moderna; artes e educação física; e história e geografia. Para o ensino médio os inscritos fizeram testes das áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. No turno da tarde, as provas tiveram cinco horas de duração e incluindo a redação.
De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Geniana Faria, esta é mais uma ação da pasta para apoiar aqueles que, por diversas razões, não cumpriram a trajetória escolar de maneira regular a ponto de concluir as etapas da Educação Básica. “Nosso objetivo é oportunizar às pessoas que não tiveram acesso à conclusão dos ensinos fundamental e médio no tempo adequado a obtenção dos certificados para dar continuidade aos seus projetos de vida”, disse Geniana.
A divulgação do resultado preliminar do exame está prevista para o dia 7/11/2019.