A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Leopoldina realizou, na última semana, o “III Seminário Regional Escolas Inovadoras – Por uma Pedagogia do Diálogo, da Inspiração e da Transformação”. O evento, que reuniu escolas públicas e privadas, teve por objetivo destacar práticas exitosas dos educadores da região.

“A proposta do Seminário é, especialmente, evidenciar práticas de sucesso desenvolvidas pelos nossos educadores. Acreditamos que, oportunizando tempo e espaço para o diálogo e troca de experiências, estamos inspirando e potencializando, cada vez mais, a utilização de metodologias diferenciadas, capazes de promoverem a aprendizagem significativa dos estudantes”, destaca a superintendente Regional de Ensino de Leopoldina, Ana Paula de Moura Ferreira Dias.

Encontro também contou com apresentação de estudantes. Foto; Divulgação

Ao todo, foram selecionadas 40 práticas pedagógicas que buscaram favorecer o desenvolvimento das dez competências gerais previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As apresentações foram realizadas por meio de rodas de conversa.

A professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, em Cataguases, Anicézia Pereira Romanhol Bepte, apresentou o projeto “Roda de leitura: conversa sobre política com Rubem Alves”. A iniciativa incentivou os alunos a lerem o livro do escritor e fomentou debates sobre os textos em diferentes espaços da escola . “Foram momentos muito ricos onde os alunos faziam correlação do texto lido com a vida real”, conta a professora.

Anicézia também destacou a importância do evento para a troca de experiências entre os educadores. “É uma ação fundamental. Quando unem pessoas em um mesmo espaço em prol de um projeto maior, quem está motivado fica mais motivado ainda. Nós precisamos dessa injeção de ânimo”, afirma.