Cerca de 150 profissionais que atuam nas escolas estaduais mineiras que ofertam a educação integral para alunos do ensino médio participam, durante esta semana, de um encontro para discutir rotinas de gestão. Desde o início do segundo semestre deste ano, 71 escolas estaduais mineiras que integram o Programa de Fomento à Educação em Tempo Integral, do Ministério da Educação, estão desenvolvendo uma metodologia que tem como foco o protagonismo juvenil. Para que a ação seja efetiva nas escolas, os educadores já participaram de diferentes formações. Só para os diretores, já foram ofertadas três.
“É um momento de refletir sobre o papel do gestor e falar sobre instrumentos de trabalho. Eles também estão recebendo orientações para elaboração do plano de ação e sobre as visitas de acompanhamento que acontecerão a partir da próxima semana”, relata o coordenador geral das escolas de ensino médio integral da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Bruno Rozenberg.

Para o diretor Alyson Barbosa Souto, da Escola Estadual Virgílio de Melo Franco, em Unaí, as formações têm contribuído para o êxito da iniciativa. “Está sendo uma ação muito bacana, porque é uma oportunidade de orientação. Se essa metodologia fosse aplicada apenas por meio de apostilas e não houvesse capacitação, a nossa motivação seria diferente”.
Já a diretora da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, em Viçosa, Silvia Regina Sangaletti Bellato, salienta que a formação sobre rotinas de gestão incentiva o gestor a ter um contato mais próximo com alunos e professores da escola. “Nos mostra que, muitas vezes, é necessária uma mudança de postura, que temos que ter uma liderança mais afetiva tanto com alunos quanto com professores”, destacou Sílvia.
A formação é realizada a partir de uma parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).