Ao todo são oferecidas 500 vagas

Até as 17 horas do dia 6 de setembro de 2019 estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, o ProfBio 2019. Semipresencial, essa pós-graduação é dirigida a professores de Biologia, no ensino médio, e que estejam em atividade na rede pública de ensino no país. As aulas presenciais são ministradas um dia da semana.

De abrangência nacional, a coordenação do curso é baseada na UFMG, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Ao todo são oferecidas 500 vagas, distribuídas de acordo com a disponibilidade de cada uma das outras 17 universidades parceiras, localizadas nas cinco regiões do Brasil. O conteúdo online é oferecido pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG.

O objetivo do ProfBio (www.profbio.ufmg.br) é promover a melhoria do desempenho do professor em sala de aula, tanto pelo aprimoramento do conteúdo, quanto pelo desenvolvimento de estratégias de facilitação do processo ensino aprendizagem em Biologia. Para isso, o modelo pedagógico adotado no curso privilegia que, simultaneamente às aulas, os mestrandos desenvolvam atividades aplicadas com seus alunos do ensino médio.

Utilizando abordagem investigativa, considerando que a biologia é uma ciência experimental, os professores-mestrandos são levados a explorar conceitos em cada tópico de Biologia, de forma a promover à transposição didática imediata para a sala de aula. “A proposta é aproximar a forma de ensinar e os processos de descobertas biológicas”, explica Tânia Mara Segatelli, coordenadora do ProfBio da UFMG e professora do departamento de Morfologia do ICB.

A prova nacional será realizada no dia 29 de setembro. O resultado final está previsto para ser divulgado a partir de 15 de outubro, na página da Copeve UFMG, onde podem ser realizadas as inscrições para o programa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFMG