Enquanto professores e alunos estão em recesso escolar na rede estadual de ensino mineira, diretores e servidores do setor administrativo aproveitam para reorganizar as unidades de ensino e iniciar o segundo semestre a todo vapor. Com o recurso de manutenção e custeio enviado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) são realizadas, entre outras coisas, melhorias na infraestrutura da escola.
“Este é um período importante para que possamos centrar nas questões internas da escola. Reorganizamos a parte física e administrativa para que possamos receber os alunos com uma escola ainda mais bonita”, ressalta a diretora da Escola Estadual Affonso Roquette, no município de Paracatu, Maria José Brandão e Magalhães.
A gestora conta ainda o que está sendo feito de melhorias na escola. “Estamos pintando as salas de aula e já fizemos reparo em uma válvula do banheiro que estava estragada e em um cano que estava vazando. Também replantamos o nosso jardim e a horta, que será cuidada pelos alunos que iniciam a educação integral no segundo semestre”, destaca Maria José.
Manutenção e pequenos reparos
Na Escola Estadual Maria Carolina Campos, em Belo Horizonte, também estão sendo feitos pequenos reparos, limpeza da escola e organização da documentação dos alunos, como explica o diretor, Igor Prietro de Andrade. “Neste período em que não temos alunos, estamos usando o recurso de manutenção e custeio para pintar a escola, rebocamos algumas partes que necessitavam e também fizemos uma limpeza geral do nosso prédio. Internamente organizamos os documentos dos estudantes”.

Já na Escola Estadual Presidente Costa e Silva, em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, além dos pequenos reparos, o período também é voltado para repensar questões pedagógicas. “Estamos colocando os arquivos da escola em dia e pensando em algo diferente para receber os alunos. Aproveito o momento, também, para me reunir com os vice-diretores e especialistas para pensarmos em projetos e avaliar o planejamento das nossas ações”, afirma a diretora da escola, Marília Sena Chagas Camargo.
As aulas nas escolas da rede estadual retornam no dia 29 de julho, quando estudantes e professores voltam para as escolas para iniciar um novo semestre letivo.