Foto: divulgação/CGE

Nos últimos dois meses, a equipe de auditores do Projeto CGE Presente, da Controladoria-Geral do Estado, visitou quatro escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Em maio, a equipe esteve em duas escolas de Contagem e, nas primeiras semanas de julho, os membros do projeto estiveram em Pedro Leopoldo. Durante as visitas, além de contribuir para o aperfeiçoamento dos processos e fluxos, a equipe encontrou boas práticas de gestão nas escolas.

 

Em Contagem, a equipe esteve presente na Escola Estadual Juventina Pinto Brandão e, também, na Escola Estadual Francisco Firmo de Matos. Em Pedro Leopoldo, as unidades visitadas formam Escola Estadual Imaculada Conceição e Escola Estadual São José. As escolas foram definidas por meio de sorteio transmitido, ao vivo, nas redes sociais da Controladoria-Geral do Estado.

 

Boas práticas

 

Em Contagem, uma das boas práticas encontradas pelos auditores é a divulgação, antecipada, dos ingredientes utilizados em cada preparação da merenda no cardápio semanal para conhecimento dos alunos. Outa iniciativa observada foi, para cobrir pichações, a escola utilizou o grafite realizado pelos alunos nos muros. O ambiente ficou mais leve, alegre e evitou novas pichações.

 

Em Pedro Leopoldo, os auditores também viram pontos positivos na gestão das escolas. O cardápio da merenda, por exemplo, que é enviado, mensalmente, por meio de bilhetes nas agendas, possibilitando que as famílias tomem conhecimento do planejamento alimentar das crianças.

 

Também verificaram que os produtos são especificados de forma detalhada no edital de compras para que as escolas adquiram gêneros alimentícios de boa qualidade. O auditor Carlos Humberto Ornelas destacou que “uma especificação detalhada, no edital de compra, é fundamental para garantir que os produtos comprados atendam às necessidades das escolas”.

 

 

Com informações da Controladoria-Geral do Estado