Encontro discutiu a reestruturação da proposta pedagógica

Diretores, analistas educacionais e inspetores escolares encerraram nesta quinta-feira (18/7) a participação na primeira formação para reestruturação da educação integral ofertada para alunos do ensino médio de 71 escolas estaduais mineiras. O encontro aconteceu em Belo Horizonte e reuniu cerca de 250 profissionais da educação.

A reestruturação da proposta pedagógica já começará a valer a partir do segundo semestre desde ano e tem como objetivo o protagonismo juvenil. Para a analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Carangola, Tânia Maria Almeida Mazzocco, ter o jovem como foco é o ponto mais importante da iniciativa.

Tânia coordena as duas escolas da regional que ofertam a educação integral. Foto: Daniela Jeunon

“É uma proposta muito boa e enriquecedora. A metodologia trabalha com o protagonismo juvenil, que é o que eu vejo de mais importante. Mostrar para o jovem que ele tem capacidade de realizar seus sonhos e a questão do acolhimento são fundamentais. Os jovens precisam se sentir parte da escola e acolhidos”, conta Tânia.

Sobre a formação, a analista destacou que foi muito importante para que seja feita uma implementação efetiva da proposta. “O material que foi apresentado é excelente. Têm muitas coisas que as escolas já fazem, mas isso vem para enriquecer. Depois que os professores também passarem pela formação, vamos montar um planejamento e ações que poderão ser realizadas nas escolas”, conclui Tânia.

O diretor da Escola Estadual Chaves Ribeiro, no município de Itaobim, Rodrigo Rodrigues Jardim, também elogiou o material utilizado na formação. “Todos os princípios foram transmitidos de forma muito clara e tivemos a oportunidade de compreender a proposta. A fundamentação metodológica e teórica foi bem esclarecida”.

Na Escola Estadual Chaves Ribeiro cerca de 500 estudantes do ensino médio participam da educação integral. Foto: Daniela Jeunon

O gestor também reforçou a necessidade da reformulação da proposta pedagógica da educação integral para o ensino médio. “Essa proposta vem para revitalizar e melhorar o sistema implantado nas escolas. O que temos hoje são alunos desmotivados, mas pelo que vi aqui, a partir de agora vamos ter um suporte metodológico e uma formação continuada para os professores. Estamos muito ansiosos”, afirma Rodrigo.

Leia Mais: 

Ensino médio: profissionais da educação participam de formação sobre a reestruturação da educação integral

Proposta pedagógica da educação integral no ensino médio será reestruturada para o segundo semestre