SEE encaminhou orientações para as escolas

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais encaminhou na última segunda-feira (8/7) orientações às escolas sobre a continuidade das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e formação de turmas no 2º semestre de 2019.

As novas turmas da EJA seguirão o início das aulas conforme calendário divulgado na Portaria SEE nº 248/2019, com o objetivo de garantir o alinhamento pedagógico em toda a escola.

“A nossa intenção é a partir de agora sempre começar todas as modalidades juntas para que a escola tenha essa unidade na sua condução pedagógica. A escola é única, independente da modalidade que ela atende. Ela precisa se ver enquanto uma escola integrada”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Guimarães.

Atualmente, cerca de 115 mil estudantes participam da Educação de Jovens e Adultos nas escolas da rede estadual de ensino. A abertura de novas turmas para segundo semestre é feita a partir das demandas encaminhadas pelas escolas, como o parecer técnico das SRE e validado pela equipe técnica da SEE.

Elaine  concluiu o ensino médio na Escola Estadual Getúlio Vargas, em Belo Horizonte. Foto: Arquivo Pessoal

Recomeço
A EJA é uma modalidade de ensino voltada para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os estudos na idade adequada, como é o caso de Elaine Gomes, de 53 anos.

“Eu parei de estudar quando minha mãe morreu. Estava na 8ª série e tive que ir morar com minha tia no Espirito Santo. Quando fiz 15 anos voltei para Belo Horizonte e tive que trabalhar para pagar aluguel. Devido à correria do dia a dia não consegui voltar a estudar”, conta Elaine.

Depois de constituir família e com os filhos já grandes, Elaine resolveu voltar a estudar. Ela concluiu o ensino médio na última semana na Escola Estadual Getúlio Vargas, em Belo Horizonte, e já tem planos para o futuro. “Vou fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano para conseguir uma vaga no curso de enfermagem”, conclui.