
A preparação dos alunos da rede estadual para a edição 2019 da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” está a todo vapor. Neste ano, o tema do concurso de produção de textos foi definindo como “O lugar onde vivo” e tem o objetivo de fazer com que os estudantes resgatem histórias, fortaleçam vínculos com a comunidade e aprofundem o conhecimento sobre a realidade em que vivem.
Na Escola Estadual Professora Marieta Castro, em Três Pontas, no Sul de Minas Gerais, a professora da Língua Portuguesa do 8º ano do ensino fundamental, Natália de Abreu Fortuozo, explica que o regulamento da competição define um gênero textual de acordo com a etapa de ensino do aluno e a categoria que ela está trabalhando com os estudantes é a crônica.
Ela conta que, durante as atividades, percebeu que os alunos conheciam pouco sobre a cidade e decidiu agregar à iniciativa ações que contribuíssem para a proposta. “Tive a ideia de procurar a Secretaria Municipal de Cultura para explicar o projeto. Com isso, conseguimos a parceria da equipe responsável pelo patrimônio histórico que compareceu à escola e deu palestras para os estudantes sobre as riquezas da nossa cidade”, explicou a professora.
Troca de experiências
Além das palestras, os alunos fizeram uma visita à Casa de Cultura de Três Pontas, um patrimônio histórico tombado, e, também, à Fazenda do Mato Seco, que foi a primeira grande propriedade rural do município.
Para acompanhar as visitas técnicas junto com os alunos, a professora convidou a escritora Adriana Silva Santigo. “O resultado foi maravilhoso. Tive um retorno de crônicas dos alunos que eu nem imaginava quando iniciei essas atividades. Além de conhecerem melhor sobre a cidade onde vivem, eles aproveitaram muito as dicas e macetes ensinados pela escritora”, disse a professora.

Conhecimento de espaços e cultura
Na Escola Estadual Newton Amaral, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a professora de Língua Portuguesa, Cássia Rezende Diniz, também organizou visitas com os estudantes do 9º do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio para se prepararem melhor para o tema. Além de apresentar os espaços do município, a educadora buscou ampliar o conhecimento dos alunos sobre a cultura local e o que ela representa para os moradores.
“Visitamos pessoas mais velhas no entorno da comunidade escolar para ver que histórias elas tinham para contar e como elas perceberam a mudança do local onde vivem. Acredito que é importante eles terem conhecimento não só sobre os espaços, mas também sobre o que acontece neles”, contou a professora.
A escola também recebeu especialistas em crônicas e em documentários que desenvolveram oficinas com os estudantes. “Com as visitas e os ensinamentos eles compreenderam melhor e se sentem mais envolvidos com a competição. Dá para ver que eles querem apresentar uma produção de qualidade, além de se sentirem mais apropriados do local onde vivem”, comentou Cássia.

Olimpíada de Língua Portuguesa
A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.
Em 2019, o tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Nesta edição, a homenageada é a escritora mineira Conceição Evaristo.
Para os alunos do 5º ano do ensino fundamental, a categoria escolhida é poema. Já para aqueles do 6º ano e do 7º ano, o estilo escolhido foi memória literária. Os estudantes do 8º e 9º anos têm que escrever crônicas. Para os do 1º e 2º anos do ensino médio, o gênero é documentário. Por fim, os alunos do 3º ano do ensino médio participam da competição com artigos de opinião.
Os professores têm até o dia 9 de agosto para realizarem oficinas de treinamento e preparação de escrita do gênero com os alunos. As fases de seleção têm início no dia 12/8. O cronograma completo pode ser conferido aqui.