26 alunos da escola carregarão as bandeiras dos times na abertura do jogo
Esta terça-feira (2/7) é de expectativa para 26 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Tomás Brandão, em Belo Horizonte, que aguardam ansiosos o início do jogo entre Brasil e Argentina. O motivo? Eles terão a oportunidade de participar da cerimônia de início da partida, entrando com as bandeiras dos dois times em campo e depois poderão assistir ao jogo.
Laura Rodrigues Torres é aluna do 8º ano do ensino fundamental da escola e fala da expectativa para o início da partida. “Estou muito ansiosa. Acho que vai ser emocionante. Vou gritar até minha voz acabar”, conta a estudante que já visitou o estádio em uma excussão da escola, mas nunca teve a oportunidade de assistir a um jogo de perto.

Sobre a entrada com a bandeira, Laura conta que a família vai se reunir para acompanhar sua participação. “Minha mãe veio comigo e o restante da família está em casa e vão me assistir à noite. Eles estão torcendo para dar tudo certo”, afirma. Todos os estudantes estão acompanhados de seus responsáveis.
Apaixonado por futebol, Cauã Ramos Santos é outro aluno da escola que participa da ação. “ Eu acho que vai ser tudo incrível. É um clássico mundial. ” Fã do jogador Lionel Messi, o estudante aposta na vitória da Argentina. “Eu acredito na vitória da Argentina com dois gols do Messi”, conclui o aluno do 7º ano do ensino fundamental.
Os estudantes que participam da atividade foram escolhidos a partir do desempenho em sala de aula. “Na escola temos um projeto de futebol que chama “Talentos da bola”. Para participar do projeto e representar a escola nas competições esportivas, tem que ser bom aluno e ter boas notas. Para vir ao jogo contemplamos os alunos que participam do projeto”, conta o diretor da escola, Rômulo Brandão da Silva.

Parceria
A participação dos estudantes no jogo é resultado de uma parceria entre o CBF Social, departamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), de fomento das ações de responsabilidade social por meio do esporte, e a Secretaria de Estado de Educação.
Nos quatro jogos da fase de grupos da Copa América, além de levar as bandeiras, um grupo de estudantes de escolas estaduais também teve a oportunidade de entrar de mãos dadas com os jogadores no início das partidas.