Estudantes do ensino médio devem ficar atentos ao prazo de inscrição para a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Os interessados têm até a próxima sexta-feira (31/5) para realizar o cadastro. A iniciativa é da Câmara dos Deputados, em Brasília, e simula uma jornada parlamentar com alunos de escolas públicas e privadas. Durante o encontro, os jovens recebem informações sobre processo legislativo, participação e cidadania, e realizam debates e votações como se fossem deputados federais. Neste ano, a iniciativa será realizada de 23 a 27 de setembro, na capital do país.

Podem participar estudantes do Ensino Médio nascidos de 1997 a 2003, ou seja, que tenham entre 16 e 22 anos até 31/12/2019. Os estudantes deverão estar devidamente matriculados no ensino médio ou no ensino técnico na modalidade integrada ao ensino médio. Também podem participar estudantes que estejam concluindo o ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, o estudante não deverá ter participado como Deputado Jovem em nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro.

Inscrições

Para participar do PJB, o estudante deve preencher uma ficha de inscrição online, anexar um projeto de lei de sua autoria (de tema livre e impacto nacional) e também a documentação necessária para a Secretaria de Educação do seu Estado, conforme previsto no Guia do PJB 2019.

Serão selecionados 78 projetos de lei. O número de vagas para deputados jovens por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. Minas Gerais, por exemplo, conta com 53 deputados e terá direito a indicar oito jovens.

A iniciativa

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa de educação para a democracia realizado, anualmente, pela Câmara dos Deputados. Ele tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de lei e debatendo temas de grande importância para o nosso país.

Com informações da Câmara dos Deputados