Dupla vencedora vai conhecer a NASA, na Flórida

As 226 escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais que se inscreveram para participar do Campeonato Estadual de Matemática (CEM) já estão se organizando para a competição. Elas deverão promover um processo de seleção e cada uma deve indicar até 10 alunos para a segunda fase do Campeonato. A data limite para essa indicação é 30 de maio.

Na Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, em Belo Horizonte, os alunos já fizeram uma prova de seleção disponibilizada pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) e aguardam o resultado. “Os alunos estão na expectativa pelo resultado e já conversamos sobre como vai ser nossa preparação para as provas. A nossa ideia é reservar um horário após a aula de segunda-feira e estudar bastante”, conta o professor de Matemática, Márcio Antônio Conetti.

O educador também destaca os benefícios que participar de iniciativas como esse campeonato trazem para os estudantes. “É um incentivo grande, porque é uma coisa que extrapola o que a gente tem na escola. Essas competições pedem uma aprendizagem mais complexa e tudo isso agrega muito para o aluno”, conclui.

Já na Escola Estadual João Paulo I, em Belo Horizonte, alunos e professores já se reuniram para discutir as estratégias para o Campeonato, como ressalta a diretora da escola, Rita de Cássia Aparecida Vilaça Almeida. “Os professores já se reuniram com os alunos e estão discutindo nossas fragilidades e pontos positivos. Também estão trabalhando dentro do conteúdo programático e os alunos estão fazendo grupos de estudos aos sábados”.

O Campeonato
O Campeonato Estadual de Matemática é promovido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) e tem apoio da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. É uma das atividades do Movimento EcoDom, uma parceria da EMGE com a Escola Superior Dom Helder Câmara, de Belo Horizonte, para promover ações educacionais e de sustentabilidade.

A iniciativa leva os participantes a realizarem uma sequência de provas eliminatórias com exercícios de álgebra, geometria e estatística, elaborados de acordo com o conteúdo do currículo de matemática das escolas de ensino médio.

Em outubro, as melhores duplas disputarão a grande final e a dupla vencedora ganhará uma viagem para o Centro Espacial da NASA, Kennedy Space Center, localizado na Flórida, nos Estados Unidos. A dupla classificada em segundo lugar ganhará uma viagem para o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos (SP). Haverá ainda prêmios de destaque na forma de bolsas de estudo para cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação na EMGE.