Foto: Gil Leonardi (Imprensa MG)

Professores de escolas públicas e privadas devem ficar atentos ao prazo de encerramento, dia 31 de maio, da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, popularmente chamada de gripe. Os educadores fazem parte do grupo prioritário para receber a vacina. Em Minas Gerais, a meta é imunizar 261 mil professores. Até esta sexta-feira (24/5), foram vacinados 77% desse total.

De acordo com a coordenadora Estadual de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde, Josianne Dias Gusmão, a vacinação é fundamental como estratégia de prevenção contra a gripe e tem se mostrado eficaz na redução de internações, complicações e óbitos causados pelo vírus da Influenza.

“A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. Por isso, o índice de transmissões de gripe é muito elevado em ambientes escolares. Sendo assim, é muito importante que todos os professores estejam vacinados”, explica.

Patrícia Resende de Oliveira, professora de geografia na Escola Estadual Delfino Magalhães, em Montes Claros, no Norte de Minas, disse ser extremamente importante os profissionais de ensino se vacinarem todos os anos. Ela já deu o exemplo e tomou a vacina logo no início da campanha de imunização.

“Nós professores não podemos deixar de nos imunizarmos. Dessa forma evitamos que a gripe de espalhe. Eu dou aula para cerca de 230 alunos todos os dias, então não posso esquecer de tomar a vacina. É minha contribuição para conter a proliferação da doença. Desde quando começaram as campanhas, eu sempre participei”, relata a professora, que trabalha na rede estadual de ensino há oito anos.

Para esclarecer dúvidas sobre a vacina e sobre a gripe, e só acessar aqui.