Primeiro sábado letivo do ano foi realizado em todas as escolas da rede estadual de ensino

Jogos pedagógicos para estimular a produção textual e o interesse dos estudantes pela leitura. Metodologias de ensino como essas, que trabalham a leitura e a escrita de formas diferenciadas e interdisciplinar, estiveram presentes em todas as escolas da rede estadual de ensino neste sábado (30/03). Foi o primeiro sábado letivo do ano e as atividades tiveram como objetivo a melhoria da aprendizagem dos alunos.

“Foi um dia lindo para toda a rede e nossas escolas estão de parabéns pela mobilização. A ideia foi proporcionar um dia para os professores pensarem de forma multidisciplinar e trabalhar as habilidades e competências de seus alunos”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria.

Na Escola Estadual Afonso Pena, em Belo Horizonte, eles conheceram um pouco mais da história da escola e produziram textos. Foto: Geanine Nogueira

Na Escola Estadual Afonso Pena, em Belo Horizonte, o conhecimento do prédio histórico da escola foi a estratégia utilizada para estimular a produção de texto. A escola foi criada em 1906. Com arquitetura tradicional, o primeiro passo do trabalho foi conhecer cada espaço da escola. “Mostramos fotos de como era antigamente e discutimos sobre como está hoje e as mudanças com o tempo. Depois eles exploraram o espaço e por fim irão produzir um roteiro para um vídeo com suas observações. Esses alunos também serão multiplicadores e irão repassar o que viram aqui para os colegas”, afirma a supervisora da escola, Mirian Domingues.

Paola Marcele Mesquita da Cruz é aluna do 7º ano do Ensino Fundamental. Durante o trabalho, ela visitou os espaços da escola e fotografou os que achava mais importantes. “Achei muito interessante o trabalho e gostei muito. Estudo aqui desde o primeiro ano e não tinha ideia de muitas coisas. Gosto muito de escrever e assim, fazendo de forma prática, fica mais fácil”, diz a estudante.

Na Escola Estadual Menino Jesus de Praga, em Caratinga, os estudantes participaram de atividades diferenciadas envolvendo a Língua Portuguesa e a Matemática. Foto: Arquivo da Escola

Na Escola Estadual Menino Jesus de Praga, em Caratinga, no Vale do Aço, a biblioteca foi o espaço escolhido para a realização das atividades. “Conversamos com os professores e a equipe pedagógica e avaliamos em quais pontos precisamos investir mais com as crianças. Chegamos à conclusão de que precisamos focar na interpretação. Na biblioteca trabalhamos a sequência didática com os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Eles leram partes dos textos e foram fazendo inferências. Já com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, a maior dificuldade é com os sons das letras e como juntar uma letrinha com a outra. Passamos um filme e quando retornamos para a sala de aula trabalhamos com o alfabeto móvel”, conta a diretora da escola, Ivone da Glória Rodrigues Lopes.

Ainda segundo a diretora, a intervenção pedagógica na escola é rotina. “Fazemos a intervenção diariamente. Os alunos que demonstram alguma dificuldade têm horários de reforço. É uma ação que já faz parte do nosso dia a dia”, afirma a Ivone. A Escola Estadual Menino Jesus de Praga atende a 792 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Intervenção Pedagógica na Escola Estadual Júlio Brandão, Jacutinga. Foto: Arquivo da escola

Sábado Letivo

As Ações de Intervenção Pedagógica estão previstas no Calendário Escolar, Portaria SEE n° 248/2019, e acontecerão em todas as escolas estaduais de Minas Gerais em mais duas datas: 29 de junho e 30 de agosto.

“Esses momentos estão definidos em calendário para proporcionar um trabalho diferenciado. A ação tem como intuito a melhoria da aprendizagem dos estudantes. São dias específicos, em que estaremos acompanhando de perto e auxiliando as escolas no que elas precisarem. As Superintendências Regionais de Ensino também estarão junto com as escolas”, afirma subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria.

Escola Estadual Presidente João Pinheiro, em Santos Dumont. Foto: Arquivo da Escola

O Calendário Escolar é uma iniciativa inédita da SEE que tem o objetivo de auxiliar as escolas a entenderem melhor seus processos e ter mais clareza nas ações que precisam ser desenvolvidas com foco na garantia da aprendizagem do estudante. Ele apresenta diretrizes administrativas e pedagógicas complementares às estabelecidas no calendário escolar.

Confira AQUI o calendário completo