Reunião foi realizada ontem (06/03), em Ribeirão das Neves

O secretário de Estado de Educação, em exercício, Wieland Silberschneider, e a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça, participaram ontem (06/03) de uma Reunião Itinerante promovida pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). Na ocasião, os projetos, ações e políticas da Secretaria de Estado da Educação foram apresentados aos participantes. O evento foi realizado no Centro de Convenções do CAIC, em Ribeirão das Neves.

Durante o evento, Wieland Silberschneider destacou ações que têm sido realizadas com foco na valorização dos profissionais da Educação. “Fizemos um conjunto de promoções e progressões e avançamos nas remunerações de modo que a categoria, na gestão do governador Fernando Pimentel, teve 55%, em média, de elevação da sua remuneração. Além disso, lutamos com um desafio que é a superação da precarização do vínculo empregatício dos trabalhadores da Educação. Minas convive com a figura da designação, que é um contrato precário. Para superar isso, fizemos, até o final do ano passado, 50 mil nomeações de concursos. Estamos no momento encaminhando um novo concurso para 16 mil novos trabalhadores. Isso significa um ambiente para avançar na melhoria da qualidade da educação”.

Reunião foi realizada em Ribeirão das Neves. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

O secretário finalizou dizendo que “uma agenda comum produtiva em Minas Gerais, para além das opções político-partidárias, pode e deve ser a educação, porque ela que fará realmente Minas ser dos mineiros”.

Granbel

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) foi fundada na cidade de Betim, em 06 de fevereiro de 1.975. Ela é uma Associação sem fins lucrativos, formada pelos 34 municípios que compõem a RMBH. A Granbel tem entre seus objetivos promover o desenvolvimento integrado, equilibrado e humanizado dos municípios; evitar a superposição de esforços entre os associados e órgãos e entidades estaduais e federais; promover estudos para obtenção de fontes de financiamento para execução de obras de interesse dos municípios; entre outros.

A Região Metropolitana da capital mineira é composta pelos seguintes municípios: Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.