Mais de 2 milhões de alunos estarão de volta às salas de aula das escolas estaduais a partir da próxima segunda-feira (03/01)
O período de férias chega ao fim e as escolas da rede estadual se preparam para receber seus alunos. A partir da próxima segunda-feira (03/02), aproximadamente 2,2 milhões de alunos voltam às salas de aulas das escolas estaduais. Enquanto os alunos aproveitam essa última semana de folga, as equipes das escolas fazem os preparativos para recebê-los na segunda-feira.
“Até o início do calendário escolar de 2014, dia 3 de fevereiro, as escolas já deverão ter organizado a enturmação dos alunos. A grande novidade esse ano é a universalização do Reinventando o Ensino Médio, então todas as escolas já estão organizando as suas turmas. No primeiro dia, quando o estudante chegar à escola, terá início o ano letivo de 2014, então ele já saberá em que turma vai ficar. Para as escolas, as orientações são as mesmas do ano passado: observar todo o cumprimento do calendário, a proposta curricular e todo o projeto pedagógico da escola”, ressalta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos. A Resolução SEE nº 2.442, é o documento que dá aos diretores e equipes das escolas a lista do eu deve ser feito até a chegada dos alunos na escola.
Na Escola Estadual José Gorutuba, no município de Janaúba, o trabalho é intenso essa semana. A diretora da instituição, Ângela Maria Lacerda Guimarães, e sua equipe preparam os últimos detalhes para que tudo esteja no lugar quando receberem os 1.410 alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio no dia 3.
“Todo ano convido os vice-diretores para montarmos as turmas e distribuirmos alunos e professores. Hoje estamos montando os horários. Fomos uma das 122 escolas que foram inseridas no Reinventando o Ensino Médio em 2013 e nossa escola está também montando o seminário de percurso para os alunos do 1º ano, que escolherão sua área de empregabilidade”, conta Ângela. Sua escola oferece as áreas de empregabilidade Turismo, Tecnologia da Informação e Empreendedorismo e Gestão.
Não é só a diretora e vices que trabalham para deixar a escola pronta até segunda-feira. Ângela convidou professores, alunos e ex-alunos para prepararem a escola. “A escola já está toda pintada, com cartazes e estamos limpando tudo para o início das aulas”, diz a gestora, que acredita ser importante esse envolvimento da comunidade e escola. “Quando eles limpam cuidam melhor da escola depois”.
O primeiro dia de aula dos alunos também está sendo planejado. “Vamos dar início com uma palestra ou outra atividade diferente. Sempre fazemos isso para deixar os alunos mais interessados. Fazemos também uma apresentação dos professores do pátio. Logo após essas atividades eles vão para as salas de aula”.
Infraestrutura
Algumas escolas precisam de mais que uma limpeza. A Escola Estadual Necif Selim de Sales, em Ipatinga, passou por uma pequena reforma nesse período de férias. A reforma foi, principalmente, nos muros e paredes da escola, que receberam nova pintura.
Além de estar com a escola mais bonita, a diretora Adélia Rejane Almeida Andrade acredita que as vantagens vão além da infra-estrutura. “Os estudantes se sentem mais valorizados. Estamos preparando uma recepção mais calorosa para o primeiro dia, com uma merenda especial e eles ainda vão ter de cara o impacto da pintura. Quando vêem isso, eles saber que estamos aqui preparando a escola pra recebê-los”.
No ano letivo de 2014, a escola vai trabalhar para manter esse trabalho feito nas férias. “Além de termos comprado quatro conjuntos de lixeiras seletivas, no começo do ano vamos dividir os alunos em equipes e fazer uma gincana, que vai ganhar quem mais colaborar e ajudar na preservação. Isso é importante para eles verem como é com ficar em um lugar limpo, como é mais agradável aprender assim. Vamos entrar no ano mostrando como é bom estar em uma escola bonita e que temos que cuidar pra termos prazer em ficar lá dentro”, diz Adélia.
Designação
Essa semana, as escolas também iniciaram o processo de designação de professores e outros servidores. Os designados são contratados em caráter temporário para substituir servidores afastados pelos mais diversos motivos, como licença para tratamento de saúde, licença maternidade, afastamento preliminar à aposentadoris entre outras. A chamada inicial para designação começou nesta terça-feira (28-01) e as designações podem ocorrer ao longo de todo o ano. Se uma professora entrar de licença-maternidade em maio, por exemplo, e não houver na escola ou na sua localidade outro professor efetivo ou efetivado que possa assumir esta vaga, a mesma será disponibilizada para designação.
Nesta semana, as escolas divulgarão as vagas por meio de editais afixados na própria instituição, na Superintendência Regional de Ensino e em locais públicos previamente definidos, com antecedência mínima de 24 horas do horário previsto para a seleção de candidatos. Para saber sobre vagas em escolas de seu município, o interessado pode entrar em contato com a Superintendência Regional de Ensino de sua região.
O aprovado no último concurso da Secretaria de Estado de Educação que ainda não foi nomeado terá prioridade para designação se comparecer no dia e horário divulgados na escola. Em seguida a prioridade é do candidato habilitado inscrito no cadastro, obedecida a ordem de classificação. Esgotada a listagem de classificação ou não comparecendo no momento da designação candidato inscrito, poderá ser designado candidato não inscrito que atenda às exigências e critérios da Resolução SEE nº 2441/2013.
No ato da designação, o candidato deverá apresentar uma série de documentos, listados na Resolução SEE nº 2.442, inclusive o certificado do curso de Saúde Vocal. Saiba mais sobre o curso neste link.