I Encontro de Diretores e Gestores do Ensino Médio de Escolas Estaduais da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A reuniu 86 diretores
86 escolas da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana A se reuniram na manhã de hoje no Instituto de Educação de Minas Gerais, em Belo Horizonte, para discutir uma novidade da rede estadual mineira em 2014: a universalização do Reinventando o Ensino Médio. Das 86 escolas da regional que oferecem o ensino médio, 11 são escolas inseridas na iniciativa desde 2013 e outras 75 passam a oferecer as áreas de empregabilidade esse ano.
Participam do encontro diretores, vice-diretores e especialistas das escolas, além da equipe da SRE que trabalha na implantação do Reinventando nas escolas: Diretoria Educacional A e B, representante da Divisão Pedagógica, do Núcleo de Tecnologia Educacional, da Divisão de Pessoal, do Atendimento Escolar, do Núcleo de Apoio ao Ensino Médio (Napem) e do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). No total, foram 230 pessoas reunidas para levar informações e tirar dúvidas às escolas.
A diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino, Márcia Fonseca, ressaltou a importância de fazer essa capacitação nesse momento. “Devido à universalização da iniciativa, a SRE resolveu fazer esse treinamento para podermos informar e orientar os diretores, vice-diretores, especialistas e coordenadores do Reinventando. E também para divulgar experiências exitosas das escolas que estão inseridos na iniciativa desde 2013, para estimular as escolas que estão entrando e para que eles entrem no ano letivo mais seguros”. Uma das preocupações da equipe que organiza a capacitação é esclarecer as dúvidas sobre a Resolução SEE nº 2486, que dispõe sobre a universalização do Reinventando.
Para isso, além da equipe da SRE, foram reservados espaços para que escolas que já estão inseridas na iniciativa compartilhassem suas experiências. Marco Aurélio Oliveira, coordenador do Reinventando o Ensino Médio na Escola Estadual Walt Disney, de Belo Horizonte, falou sobre áreas de empregabilidade e o diretor da Escola Estadual Zoroastro Vianna Passos, de Sabará, Leonardo de Souza Lima, discutiu o Seminário de Percurso.
Marco Aurélio acredita que não são apenas as escolas que entram agora na iniciativa da Secretaria agora que ganham com essa capacitação. “O Reinventando traz algumas novidades para dentro da organização e esses esclarecimentos são sempre úteis. Assim, Não ficamos só com nossa interpretação da Resolução. Universaliza a linguagem. Aqui, falei um pouco sobre como trabalhamos as áreas de empregabilidade Comunicação Aplicada, Turismo e Tecnologia da Informação em 2013”.
Na Escola Estadual Afonso Pena, de Santa Bárbara, o Reinventando será novidade. Em 2014, a escola oferecerá aos alunos do 1º ano do ensino médio as disciplinas das áreas de empregabilidade pela primeira vez. “A expectativa pelo Reinventando o Ensino Médio é boa. Estamos ansiosos, um pouco apreensivos, mas todo mundo está pensando em fazer o melhor possível. Essa capacitação já nos deixa mais tranquilos”, afirma o diretor, Maurício Custódio da Silva. Na escola, 160 alunos participam da iniciativa no ano que vem.
A equipe do Ensino Médio do órgão central da Secretaria, inclusive o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Jorge Carlos de Figueiredo, participaram do evento para tirar dúvidas dos participantes.