Reunião fortalece rede que trabalha na promoção da paz nas escolas

O Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede (Forpaz) chegou à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Nova Era. A XIV edição do Fórum acontece hoje, em João Monlevade, cidade da jurisdição. Na reunião, SRE, escolas, parceiros e Secretaria de Estado de Educação discutem medidas que podem ajudar na promoção da paz nas escolas da rede estadual.

Na agenda, há palestras voltadas para o tema: “Ações de enfrentamento ao “Crack” da ALMG”, Uso do Crack e Outras Drogas da ALMG; “Promoção da Paz Escolar e Articulação em Rede no Contexto Escolar”, “Sistema e Ações de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”; “Mediação de Conflitos - transformando conflitos e prevenindo violências”. Além disso, haverá também roda de conversa, com assunto “Políticas de Assistência, Segurança e Prevenção”. Nessa roda, participaram o comandante da 17ª Companhia Militar de João Monlevade, Tenente Coronel Erasmo Rodrigues do Nascimento; o capitão da Polícia Militar de Nova Era Ronaldo Sanglard Bastos; a inspetora escolar do município de João Monlevade Márcia Dias Rodrigues e Corrêa; a articuladora do programa Prefeito Amigo da Criança, de João Monlevade, Zlazineire Cristina Lopes Carvalho; a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Nova Era, Regina Caux, além da secretária adjunta de Educação, Sueli Pires.

A reunião do Forpaz reuniu aproximadamente 300 pessoas, entre parceiros e educadores. Foto: Arquivo SRE Nova Era

Para a diretora da SRE, Regina Maria Pimentel de Caux, essa é uma grande oportunidade de fortalecer a rede que as escolas e superintendência já têm. “O Forpaz é uma prática inovadora e exemplo para os outros estados e país. O trabalho em rede tem que acontecer para a educação encontrar seu suporte nas ações. Nós já desenvolvemos projetos dessa forma na nossa regional. Temos o ‘Paz nas Escolas’, desde 2010, e o Movimento de Atenção à Prevenção (MAP), no qual temos o objetivo de envolver setores da sociedade e articular parcerias para ajudar na prevenção ao uso de drogas. Esse trabalho de hoje aponta caminhos a partir do momento que as instituições começam a mostrar os trabalhos possíveis de serem desenvolvidos e que já ocorrem em Minas. É um norte para o que fazemos aqui.”

Todas as escolas estaduais da regional – 67 delas em 15 municípios – têm projetos voltados para a paz, inclusive a Escola Estadual João XXIII, de João Monlevade. Lá, o foco é o diálogo. “Temos esse projeto desde 2010. No dia a dia da escola buscamos o diálogo na resolução de conflitos. Falamos para os alunos que, sempre que tiverem algum problema que não consigam resolver, devem procurar um adulto. Então, o projeto envolve a todos, direção, professores e secretaria. A gente imagina que uma sociedade justa é feita de pessoas capazes de buscar seus direitos, então as queixas dos alunos são uma fase dessa formação”, afirma a diretora, Cássia Regina Arcanjo Bastos

A diretora ainda ressalta o papel que o Forpaz tem para esse projeto que desenvolve. “São tantas pessoas envolvidas no mesmo assunto e vemos que ver que não estamos sozinhos. Estamos formando pessoas que estarão lá fora daqui a alguns anos, então precisamos fazer nossa parte para uma sociedade mais justa. Acho que a gente tá cumprindo bem nosso papel.”

Uma mostra exibiu trabalhos relacionados à promoção da paz feitos pelas escolas da regional. Foto: Arquivo SRE Nova Era

Também há trocas de experiências no evento. Em uma mostra com os trabalhos desenvolvidos dentro do projeto ‘Paz nas Escolas’ os diretores podem ver o que as outras escolas estão fazendo para levar aos seus alunos a promoção da paz.

O evento

No auditório onde é realizado o evento, aproximadamente 300 pessoas estão reunidas para ouvir sobre a paz. Entre elas, estão os diretores das escolas da regional, representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil de Minas Gerais, analistas educacionais, inspetores de escolas e representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social.

Forpaz

O Fórum de Promoção da Paz Escolar e Articulação em Rede (Forpaz) é uma rede articulada de parceiros engajada na prevenção e enfrentamento da violência nas escolas de Minas Gerais e pretende servir de suporte a diretores e educadores diante de situações geradoras de conflitos no ambiente escolar. Por meio dos fóruns regionais, diretores, educadores e secretários municipais de educação são capacitados a identificar os parceiros presentes em sua própria comunidade.