Prova está prevista para o dia 16 de junho deste ano

Termina na próxima sexta-feira (26-04) o prazo para servidores da Educação se inscreverem no processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual. A inscrição para o processo deve ser feita no ambiente virtual da certificação (clique no link).

De acordo com o edital do processo, podem participar do processo, servidores efetivos e efetivados das carreiras de Professor de Educação Básica ou Especialista em Educação Básica, com formação voltada para o magistério.

Inscrições podem ser feitas até dia 26 de abril. Foto; Arquivo Escola

A certificação é requisito básico para que um servidor exerça o cargo de diretor de escola estadual, pois ela atesta que o candidato tem os conhecimentos e habilidades necessárias. O processo acontece em duas etapas, sendo prova objetiva e a avaliação dos títulos. Ao final desse processo, será concedida ao candidato aprovado a certificação ocupacional, com validade de quatro anos, que o torna apto a pleitear o cargo do diretor de escola estadual.

É importante ressaltar que a aprovação no processo de certificação ocupacional não garante ao candidato nomeação no cargo de diretor.

Provas

A prova de Certificação Ocupacional está prevista para o dia 16 de junho e será composta de 60 questões de múltipla escolha. A prova abordará temáticas tanto da área de Educação, como políticas públicas da educação mineira e bases legais da educação, quanto da área de Gestão Pública, como planejamento e gestão de recursos orçamentários e financeiros e gestão de pessoas. O conteúdo programático completo de cada uma das temáticas pode ser conferido no Anexo II do edital.

Certificação anterior

O último processo de Certificação Ocupacional foi realizado em 2010. Na ocasião, a Secretaria certificou 13.444 educadores em todo o Estado, superando o número de certificações das duas primeiras edições, realizadas em 2006 e 2007, quando foram certificados 11.364 candidatos.

A certificação realizada em 2010 terá validade até dezembro de 2014. A Secretaria de Educação recomenda que todos os servidores interessados em ocupar o cargo de Diretor de Escola Estadual, mesmo que já sejam certificados, devem se submeter ao novo processo. A certificação realizada este ano terá validade até o ano de 2017.

Retificação no edital

A Secretaria de Estado de Educação publicou no Diário Oficial dos Poderes do Estado do dia 13 de abril uma retificação do edital do processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual. Foi alterado o número de uma resolução do anexo II do edital, que lista os temas de referências para estudo. Na área de Gestão Pública/Gestão de Recursos Públicos, o candidato deverá estudar a Resolução 2.245/2012 (pg.11 do edital) e não a Resolução que estava no documento anteriormente.

A Resolução trata das normas e regulamentos para transferência, utilização e prestação de contas de recursos financeiros repassados às Caixas Escolares vinculadas às unidades estaduais de ensino.