São oferecidas quase 145 mil bolsas de estudo em instituições de ensino superior da rede particular
Os candidatos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 devem ficar atentos. É que começa nesta quinta-feira (14-01), o prazo de inscrição para a primeira edição de 2013 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Nesta etapa serão oferecidas 144.629 bolsas de estudo em instituições de ensino superior da rede particular, sendo 92.223 bolsas integrais e 45.416 parciais (50% de desconto no valor das mensalidades). Os candidatos podem se inscrever até a próxima segunda-feira (21-01), pelo site do Prouni.
O programa é uma alternativa para estudantes de baixa renda que não conseguiram ser aprovados para as vagas em instituições federais de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estudarem em uma faculdade particular com bolsa de estudos paga pelo governo federal.
A consulta das vagas pode ser feita por instituição ou por município onde o candidato pretende estudar. Para pleitear a bolsa, o aluno precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e ter obtido nota mínima de 450 pontos. Precisa ainda ter tirado nota na redação que não tenha sido zero.
O processo seletivo do Prouni terá duas chamadas sucessivas. A divulgação dos resultados estará disponível, também pela internet, nos dias 24 de janeiro (primeira chamada) e 8 de fevereiro (segunda).
Fundo de Financiamento Estudantil
Os candidatos que fizeram as provas do Enem 2012 também podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) é destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. A inscrição no programa pode ser feita no site: www.sisfiesportal.mec.gov.br.