Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, participou de seminário no país

A educação mineira deixou boas impressões no Timor - Leste, país do sudeste asiático.  Em visita realizada na última semana, a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, apresentou algumas das ações desenvolvidas pelo Estado na área educacional. Entre elas está o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), voltado aos estudantes de todo o ensino fundamental. O Programa que visa o aprendizado do estudante a partir do acompanhamento e sugestão de atividades para rotina escolar foi apresentando no ‘Education First Mini-Cimeira’.

“Como o Timor está em uma reforma geral da educação, ele tem problemas em áreas como a alfabetização. Por isso, fomos levar a nossa experiência, mas acabou que tivemos a oportunidade de apresentar outras propostas para os grupos de educadores, de gestores e representantes do Ministério da Educação. O que nós fazemos em relação à merenda escolar, ao transporte dos alunos e a infraestrutura das escolas são alguns dos exemplos. Foi uma viagem muito rica nesse sentido”, destacou a subsecretária.

Ainda sobre o ‘jovem’ jovem país asiático, a subsecretária lembrou as semelhanças com o Brasil. “O Timor é um país muito jovem que lembra o Brasil de 18 anos atrás, com muitas crianças e muitos adolescentes. Tenho a expectativa de que eles estão no caminho certo, porque estão começando pela educação”, avaliou Raquel Elizabete de Souza Santos.

Também foi abordado durante o encontro, a processo de gestão de diretores das escolas estaduais, a área de recursos humanos, a proposta de avaliação sistêmica e os padrões básicos para as escolas.

Durante o evento, também foram discutidos os sistemas de ensino na região Ásia-Pacífico, a experiência da Coréia do Sul na área da educação e sua ligação para o sucesso econômico e os desafios e ações para realizar intervenções no sistema educacional do Timor - Leste.