Evento que aproxima jovens da educação básica da universidade terminou com premiações
Quatro premiações. Esse foi o saldo da participação dos estudantes das sete escolas estaduais de Minas Gerais, que representaram a rede durante a XIII UFMG Jovem. O evento, que busca despertar o interesse e a curiosidade natural dos jovens aprendizes pela ciência, se encerrou no início da noite desta sexta-feira, 19, na Praça de Serviços do campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Orações, torcida, choro e muita emoção marcaram o evento, que contou até com sorteio de bicicletas aos visitantes.
As categorias de premiação foram: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Licenciatura e Pedagogia, sendo que os primeiros lugares de cada categoria ganharam bolsas de Iniciação Científica Júnior concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre os prêmios, cestas com livros para os professores, celulares, webcans, PlayStations e tablets. Confira abaixo a lista dos vencedores:
Categoria | Colocação | Escola e projeto |
Ensino Fundamental | 1º | Escola Estadual Padre Miguel, do município de Simonésia, professoras Jussara Andrada e Magali Mansur Ribeiro - Projeto: 'Quiabo o Caipira que Veio da África' |
Ensino Médio | 2º | Escola Estadual Doutor Joaquim Vilela, professora Jacinta Maria Silva, do município de Boa Esperança - Projeto: 'Pia Ecológica' |
Mais votado pelo público (ensino médio) | 1º | Escola Estadual de Melo Viana, professores Geizi Américo Reginaldo e Viviane Barbosa Martins, do município de Esmeraldas - Projeto: 'Física no tubo água: relato de uma experiência motivacional para aprendizagem significativa' |
Melhor monitor do envento | 1º | Vinícuis Cristiano de Azevedo, 19 anos, estuda no 3º ano da Escola Estadual Governador Milton Campos (Estadual Central) do município de Belo Horizonte. |
Para a aluna do 8º ano Escola Estadual Padre Miguel, Juliane Souza Costa, de 13 anos que sonha em ser cientista e estudar na UFMG, após a premiação e especialmente com o incentivo das bolsas do CNPq, o sonho agora está cada vez mais próximo. “Estou pensando em fazer ciências que é para trabalhar com pesquisas na área biológica”, anseia. O prêmio rendeu a bolsa de iniciação científica para Juliane e outras três estudantes que participaram do trabalho.
A professora de Matemática, Magali Mansur Ribeiro não conseguiu conter o choro e a emoção. “Não esperava primeiro lugar de maneira nenhuma, essas quatro bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq significam um empurrão, creio que as alunas a partir disso vão acreditar que podem ir muito mais, estou muito feliz e emocionada. Com essa premiação dá pra ver que a escola pública é boa, além de elevar o nome da escola”, garante a professora que veio num grupo de professores com mais dois projetos de alunos do ensino médio da mesma escola.
Os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Melo Viana, em Esmeraldas, também não esconderam a emoção ao serem premiados na votação popular. Durante todo o evento, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte disponibilizou um caminhão da Prodabel, equipado com 14 computadores, que esteve na Praça de Serviços onde ocorreram as votações. Os estudantes, que madrugaram durante os três dias do evento, percorrendo uma distância de aproximadamente 120 km entre Esmeraldas a Belo Horizonte, estavam eufóricos com o reconhecimento. “É uma sensação de euforia, somos muito gratos aos professores de Física Giezi Américo Reginaldo e Viviane Martins. É fruto do esforço coletivo”, ressaltou Welbert Moreira, 15 anos.
Entre as pessoas que votaram nos estudantes esmeraldenses está Doralina Cristina Vieira Santos, 16 anos, da Escola Estadual Maria Andrade Rezende em BH. Ela contou o que aprendeu com a explicação do grupo. “Gostei muito do trabalho do tubo água, que abordou o atrito do corpo com a água. A maquete é muito explicativa, aprendi sobre energia cinética, energia gravitacional e consegui entender, foi diferente do que o professor tinha explicado em sala de aula”.
Esse ano, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), uma das patrocinadoras do evento, concedeu uma premiação especial à escola vencedora, que será realizada em duas etapas: uma visita ao aquário de Belo Horizonte e um evento realizado no Dia Mundial da Água (22/03/2013) nas dependências da escola.
O UFMG Jovem, evento realizado desde 1999, é uma ponte entre alunos e professores da rede de ensino de Minas Gerais e a vida universitária.