Programação gratuita inclui espetáculo de teatro, oficinas, visitas guiadas, contação de histórias e ateliês

A borboleta azul, o caxinguelê, o guigó e o tiú, espécies nativas do Cerrado e da Mata Atlântica, e também vivem no Instituto Inhotim de Arte Contemporânea e Jardim Botânico serão temas da oficina Criar e Reutilizar, do Instituto que preparou outra gama de atividades, como espetáculo teatral, ateliês, oficinas, contação de histórias e visitas guiadas por conta das comemorações do Dia das Crianças e do Dia dos Professores.

Entre os dias 09 e 14 de outubro, o Instituto Inhotim irá celebrar a Semana da Criança e do Professor com ações gratuitas e especiais voltadas para a família e o público infantil.

Foto: Divulgação Instituto Inhotim

O grupo de teatro mineiro Ponto de Partida apresenta ás 15h no dia 12 de outubro, o espetáculo “Os Gnomos contam a história do Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, único texto que o renomado escritor Jorge Amado escreveu especialmente para crianças.  A fábula conta a história de um amor impossível entre um gato e uma andorinha.

Vale lembrar também que entre os dias 10 a 14 de outubro, os professores são convidados especiais do Instituto e por isso pagam meia-entrada no Inhotim. Para receber o beneficio, os professores devem apresentar o comprovante na recepção (carteira de trabalho ou identificação funcional). Os pais e filhos devem ficar igualmente atentos ao número de vagas e a necessidade de inscrição prévia pelo e-mail do Instituto Inhotim. Para algumas atividades o número de inscritos é limitado.

Confira a programação

Máquinas de brincar - Exercitando a criatividade
Construção de máquinas/engenhocas a partir do conceito faça você mesmo, valendo-se da gambiarra, de sucatas, resíduos de embalagens, madeira, tecido e barbante. O intuito é estimular o repertório lúdico, imaginário e poético da infância, para despertar o lado inventor/construtor de cada criança.
Dias: 12 a 14 de outubro
Horário: 10h às 16h30
Local: Ateliê do Centro de Educação e Cultura Burle Marx
20 vagas por dia. Inscreva-se: info@inhotim.org.br.

 

Criar e reutilizar: oficina de ecoavisos
Confecção de cartões com materiais reutilizados. Através dos ecoavisos os participantes poderão conhecer animais que vivem no Inhotim, como o caxinguelê, o guigó, o tiú e a borboleta azul, todas as espécies nativas dos biomas Cerrado e Mata Atlântica.
Dias: 13 e 14 de outubro
Horário: 14h às 16h30
Local: Próximo à árvore Tamboril

 

Contação de histórias
Estação Jardim: cada canto é um encanto
O contador de histórias é uma figura ancestral, presente no imaginário de várias gerações. Na Estação Jardim, crianças poderão ouvir histórias do folclore e das lendas brasileiras, através das quais a temática ambiental será abordada.
Dias: 9 a 14 de outubro
Horário: 10h às 16h30
Local: Debaixo das tamareiras, próximo ao Magic Square

Ateliê
Estações do brincar
Atividades lúdicas e divertidas a partir de materiais como jogos, massinha, lápis, papéis e canetas. O desejo é valorizar a brincadeira no ambiente artístico.
Dias: 2 a 31 de outubro
Horários: 10h às 16h (terça a sexta) / 10h às 17h (sábados, domingos e feriados)
Local: Galeria Praça e Galeria Marcenaria

Circuito
Bicho ou planta?!
Plantas que levam nomes populares de bichos como pata-de-elefante, orelha-de-macaco, rabo-de-raposa e ave-do-paraíso servem de estímulo para a investigação da biodiversidade dos jardins do Inhotim.
Dias: 11 a 14 de outubro
Horário: 11h
Local: Saída da Recepção
25 vagas por dia. Inscreva-se: info@inhotim.org.br.

Visita temática

 

O Lúdico na Arte Contemporêna

A visita investigará o universo lúdico das obras de artistas do acervo como Jarbas Lopes, Rivane Neuenschwander, Hélio Oiticica e Yayoi Kusama. Dias: 10 a 14 de outubro e finais de semana
Horário: 14h30
Local: Saída da Recepção

Teatro
Grupo Ponto de Partida em: Os Gnomos contam a História do gato Malhado e da Andorinha Sinhá
“Era uma vez, antigamente, mas muito antigamente, quando os bichos falavam, os cachorros eram amarrados com linguiça, alfaiates casavam-se com princesas e as crianças chegavam no bico das cegonhas. Aconteceu então uma história de amor!” O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá é o único texto que Jorge Amado escreveu especialmente para crianças e conta a história de um amor impossível entre um gato e uma andorinha. O Grupo Ponto de Partida, uma das companhias teatrais mais importantes de Minas Gerais, traz para o palco o texto praticamente na íntegra. Grande sucesso de público, a peça chega agora ao Inhotim para a comemoração do Dia das Crianças.
Dia: 12 de outubro
Horário: 15h
Local: Teatro, Centro de Educação e Cultura Burle Marx
Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, 30 minutos antes da sessão. Lotação: 210 lugares.