As capacitações serão a distância e a inscrição deve ser feita na página do Canal Minas Saúde
A discussão da alimentação saudável nas escolas mineiras ganhará um reforço com os cursos de qualificação a distância do ‘Programa Estruturador Cultivar, Nutrir e Educar’, uma ação intersetorial do Governo de Minas. A capacitação continua com inscrições abertas. O interessado deve fazer o seu cadastro na página do Canal Minas Saúde (http://www.canalminassaude.com.br/cursos/extensao/cultivar-nutrir-e-educar/). O curso é destinado a diretores de escolas, professores das áreas de Biologia, Ciências e Educação Física do 1º ciclo escolar e cantineiras.
Durante a realização das capacitações, os participantes serão estimulados a consciência sanitária crítica com foco na promoção da saúde e na prevenção de doenças, a partir do incentivo aos hábitos alimentares saudáveis. A previsão é que os cursos tenham início na segunda quinzena de agosto. A confirmação será enviada, por e-mail, com o prazo de uma semana antes.
Organização do curso
Para os diretores de escolas e cantineiras são oferecidas oito mil vagas e terá carga horária de 20 horas. Já para os professores a oferta é de três mil vagas e curso tem duração de 40 horas.
Os cursos são estruturados em duas etapas. Na primeira delas, os participantes assistirão a tele aulas que explicarão o ‘Programa Estruturador Cultivar, Nutrir e Educar’ e o ‘Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)’. Essas aulas serão transmitidas pelo Canal Minas Saúde. Atualmente, 95% escolas estaduais já contam com as antenas que transmitem a programação do canal. O recurso para a aquisição do equipamento foi liberado pela Secretaria de Estado de Educação.
A segunda parte do curso será realizada no ambiente virtual e o conteúdo será diferenciado, pois vai atender a área de atuação do profissional participante. Para os professores serão apresentadas sugestões de atividades para serem desenvolvidas com os alunos em sala de aula. Os professores também contarão com material de referência e leitura complementar.
“Queremos que o professor mostre aos alunos que a alimentação oferecida nas escolas é saudável, com um cardápio elaborado pelos nutricionistas da Secretaria. Também forneceremos ao professor um material que vai ajudar os estudantes em uma análise nutricional. Fizemos uma avaliação do valor calórico do nosso cardápio e do lanche que eles, normalmente, levam para a escola”, exemplifica a nutricionista da SEE, Clarice Ferreira Dutra.
O ambiente virtual também será utilizado para a avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos professores e diretores. Para os profissionais que atuam com a manipulação de alimentos na escola não haverá ações no ambiente virtual. Para eles serão distribuídas cartilhas com informações sobre a forma correta de manipulação dos alimentos, dicas de higienização e informações sobre o PNAE.
Público
Além dos profissionais da educação, os cursos do ‘Programa Estruturador Cultivar, Nutrir e Educar’ também atendem aos públicos da Secretaria de Estado de Saúde, como os fiscais sanitários e profissionais da saúde e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como os agricultores familiares.
Os cursos de extensão darão atendimento prioritário aos profissionais que pertencem aos municípios das regiões do Jequitinhonha/Mucuri, Norte de Minas, Rio Doce e Zona da Mata.
Ação intersetorial
O ‘Programa Estruturador Cultivar, Nutrir e Educar’ tem o objetivo de garantir o direito humano à alimentação saudável, adequada e solidária para os alunos da rede pública de ensino. A ação intersetorial do Governo de Minas está vinculada à Secretaria Geral da Governadoria e sua gerencia estadual será feita por meio da Secretaria Executiva do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.