Alunos com comorbidades e aqueles que estudam em municípios onde as atividades presenciais ainda estão suspensas por decreto municipal deverão continuar participando das atividades remotas

Minas Gerais dá mais um importante passo no processo de retomada consciente e segura das atividades presenciais na rede estadual de ensino. A partir da próxima quarta-feira (3/11), a participação dos estudantes da rede nas atividades presenciais nas escolas da rede estadual deixará de ser facultativa. Ou seja, o aluno deverá voltar a frequentar as aulas presencialmente. A decisão foi tomada pelo Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que aprovou a 6ª versão do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais. A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) encaminhou um documento para as escolas com as orientações necessárias.

Com a determinação, serão realizadas algumas alterações. O estudante deverá frequentar a escola todos os dias letivos, conforme calendário escolar. Com isso, deixará de existir a alternância entre semanas. Os sábados letivos também passam a ser presenciais, podendo ser realizados de forma remota mediante justificativa.

Além disso, a partir de agora não haverá mais a necessidade do distanciamento de noventa centímetros nas salas de aula. Mas permanecem vigentes as demais recomendações sanitárias, como o uso correto de máscaras cobrindo boca e nariz por todos, lavagem de mãos, etiqueta respiratória e a limpeza e manutenção frequente das instalações, bem como o rastreamento de contato com pessoas infectadas por covid-19 em combinação com isolamento e quarentena.

Na Escola Estadual Comendador Viana  estão sendo acertados os últimos detalhes. Foto: Arquivo da Escola

O retorno só não será obrigatório para os alunos com comorbidades. Caso necessário, a SEE/MG irá contratar novos profissionais, que serão responsáveis por dar continuidade ao ensino remoto para esses estudantes. Além disso, nos municípios em que ainda há decretos publicados que proíbem a abertura das escolas, o ensino remoto segue sendo ofertado aos alunos para a garantia do processo de aprendizagem.

O site Estude em Casa e o aplicativo Conexão Escola 2.0 permanecem operantes e as teleaulas do programa Se Liga na Educação também continuarão sendo exibidas na Rede Minas para atenderem aos estudantes do grupo de risco e dos municípios que ainda tem decreto impeditivo de retorno. O Plano de Estudo Tutorado (PET) continuará a ser trabalhado com os estudantes em sala de aula.

A decisão do COES foi possível graças à melhora dos índices epidemiológicos no estado – todas as macrorregiões do estado onda verde do Planos Minas Consciente - e ao avanço da vacinação dos profissionais da educação e jovens. Em Minas Gerais, 100% das doses de vacina necessárias para imunizar os trabalhadores da Educação contra a Covid-19 já foram entregues pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aos municípios.

Preparação das escolas
A orientação da SEE/MG é que as unidades de ensino estejam em contato permanente com suas comunidades para esclarecer possíveis dúvidas e orientar sobre a realização das atividades presenciais.

Na Escola Estadual Comendador Viana, em Espinosa, as atividades presenciais foram retomadas no mês de setembro. Segundo a diretora, Gislaine Chistina Costa de Sousa Balieiro, a participação dos estudantes tem sido muito boa, mas mesmo assim ela está em contato direto com os alunos e seus familiares para repassar as novas orientações.

“Esta semana fizemos a entrega do kit merenda e pedimos para os pais assinarem uma declaração de ciência sobre o retorno obrigatório. Os professores também estão passando as orientações durante as aulas e estamos divulgando nas nossas redes. A comunidade tem sido muito receptiva”, afirma.

Para receber todos os alunos no próximo dia 3 de novembro, a unidade de ensino já está se reorganizando. “Estamos estudando as alterações do protocolo e reorganizando os espaços da escola”, conta a gestora.

Gislaine destaca ainda a importância dos alunos estarem presentes na escola. “Alguns alunos têm dificuldades e, em casa, não têm ninguém para auxiliar. Por isso, sempre converso com os pais sobre a importância desse retorno. É incrível ver a evolução dos alunos que já estão vindo no presencial. É imprescindível a presença desses alunos em sala de aula”, finaliza.

Linha do tempo
Na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais, o ano letivo de 2021 teve início no
dia 8 de março, de forma remota. Com a melhoria nos indicadores sanitários, no dia 21 de junho, as atividades pedagógicas presenciais começaram a ser retomadas nas escolas da rede estadual de ensino. Atualmente, a partir de liberação do Comitê Extraordinário da Covid-19, todos os anos de escolaridade e todas as modalidades ofertadas na rede estadual estão autorizados a retomar as atividades presenciais nos municípios que não possuem decretos que restringem o retorno.