Alunos aproveitaram a visita para comemorar o investimento tirando selfie com o governador Romeu Zema e a secretária Julia Sant'Anna. Foto: Geanine Nogueira/SEE/MG


A Escola Estadual Doutor Carlos Albuquerque, em Montes Claros, está em festa. A unidade de ensino irá completar 62 anos, no dia 26 de setembro, e como presente está passando por obras de reforma geral e ampliação de salas. Ela é uma das unidades de ensino contempladas no programa “Mãos à Obra na Escola” e as melhorias pelas quais vem passando foram conhecidas de perto, nesta quinta-feira (16/9), pelo governador Romeu Zema e a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna.

Em visita às salas de aula, o governador conversou com os alunos e destacou que é importante investir nos estudos. “O que está dentro da nossa cabeça ninguém tira. É isso que eu sempre falo para os meus filhos”.

A estudante do 1º ano do ensino médio, Mariana Matos, foi uma das que pediu para registrar a visita com uma selfie e conta o que a motivou. “Eu quis registrar o momento. Estou muito feliz com a evolução da escola, agora que está passando por essas obras”, afirma.

Maria Rafaela Pereira Lacerda, aluna do 3º ano do ensino médio, está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ficou feliz em poder retomar as atividades presenciais, após o longo período de desenvolvimento das atividades escolares de forma remota. A alegria foi ainda maior quando chegou à unidade de ensino e viu as melhorias realizadas. “Quando voltamos foi uma surpresa muito boa. O banheiro está todo reformado, o piso que antes estava quebrado agora está muito bom. Isso ajuda no nosso aprendizado”, conta a estudante, que sonha em cursar medicina.

Mãos à Obra na Escola

As obras na Escola Estadual Doutor Carlos Albuquerque estão em andamento dentro do cronograma previsto, que vai até maio do ano que vem. As intervenções contemplam a troca do piso de salas de aula, construção de uma sala de secretaria, troca da parte elétrica, ampliação do refeitório, entre outros. Para a diretora da escola, Carla Patrícia Figueiredo Santos Souza, um ambiente aconchegante tem reflexo positivo no aprendizado.

“Dar uma ambiência pedagógica satisfatória para os alunos tem como resultado a melhoria da aprendizagem. Quando o aluno chega na escola e vê que ela foi cuidada para ele, percebemos que ele tem satisfação de estar aqui. Quando ele entra no banheiro e vê que funciona, que tem cadeira boa para sentar e uma infraestrutura adequada para ele, isso dá uma satisfação de voltar para a escola”, destacou a diretora.

Foi na escola que aconteceu o anúncio de investimento estadual de cerca de R$ 800 milhões para a aquisição de equipamentos diversos e mobiliário para todas as unidades de ensino da rede. A Escola Estadual Doutor Carlos Albuquerque será contemplada com os conjuntos de carteiras para professores e alunos adquiridos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e também receberá cerca de R$ 196 mil para a aquisição de mobiliários e equipamentos diversos, como armários, bancos de refeitório, fogão industrial, impressoras, entre outros.

Reunião de trabalho

Ao visitar a escola, sa secretária Julia Sant’Anna teve a oportunidade de conversar com a equipe gestora da unidade de ensino sobre o avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), os desafios e investimentos que a unidade de ensino está recebendo e parabenizou a equipe pelo trabalho realizado no Reforço Escolar.

O governador Romeu Zema e a secretária Julia Sant'Anna conheceram a estrutura da escola, beneficiada com o programa Mãos à Obra. Foto. Gil Leonardi/Imprensa MG

 

A Escola

A escola atende atualmente 1.458 alunos nas turmas dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no curso técnico em Administração de Empresas. Entre as ações desenvolvidas pela SEE/MG, a unidade participa do programa Jovem de Futuro e conta com seis turmas do programa de Reforço Escolar.

A unidade de ensino também desenvolve diversas iniciativas próprias e conta com um time de meninas que participam de campeonatos femininos estaduais de futsal e futebol de campo, representando a cidade. A Escola Estadual Doutor Carlos Albuquerque também tem uma rádio que é utilizada para repassar recados e informações para os alunos e, na hora do recreio, eles podem ouvir músicas.

Na escola, além dos professores, os alunos também incentivam os colegas a realizar a devolução dos Planos de Estudos Tutorados (PETs). Também é feita uma busca ativa constante para evitar que haja abandono escolar.