Brenda de Paula deixou as salas de aula esse ano por não ter disponibilidade para frequentar as aulas. Mas, depois que completou 18 anos, a jovem viu a necessidade de concluir o ensino médio. Com o diploma na mão, Brenda poderá abrir novos caminhos na sua vida profissional. Como a Brenda não tinha mais tempo a perder, ela decidiu conquistar o diploma por meio de uma prova. “Preciso do diploma o mais rápido possível e quando fiquei sabendo dessa possibilidade de conseguir o certificado por meio da prova, não tive dúvidas. É muito mais prático para mim”, conta. A jovem fez a prova no Cesec Maria Vieira Barbosa, em Belo Horizonte. 

A Banca Itinerante - uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE) – vai possibilitar que pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada possam conquistar o tão sonhado diploma do ensino fundamental ou do ensino médio. As inscrições para a iniciativa começam nesta quarta-feira (18/9) e vão até a próxima sexta-feira (27/9). Para conquistar a certificação, os interessados deverão ser aprovados em uma prova, que será aplicada pela Secretaria.

A participação no exame da Banca Itinerante é voluntária e gratuita. A idade mínima para a realização do exame de cada nível de ensino é: 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio, até a data de 31/03/2019. Serão ofertadas 500 vagas.

O exame da Banca Itinerante 2019 é estruturado com base na Matriz de Competências e Habilidades disponibilizada na página da SEE. O exame contará com quatro provas objetivas, por nível de ensino, contendo cada uma 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de Redação.

 

Inscrições

A inscrição deverá ser feita por meio de preenchimento de formulário eletrônico. Antes de efetuar a inscrição, o participante deverá ler atentamente o Manual de Inscrição para certificar-se de que aceita todas as condições estabelecidas e que preenche todos os requisitos exigidos para a participação do exame da Banca Itinerante. A inscrição deverá ser feita no período de 18 a 27 de setembro de 2019, neste formulário: http://bit.ly/2lZwKOz

Provas

A aplicação das provas acontecerá no dia 5 de outubro nas escolas estaduais Ari da Franca, em Belo Horizonte, e Cidade dos Meninos, em Ribeirão das Neves.

No turno da manhã, de 8h às 12h, para o ensino fundamental serão aplicadas as provas das áreas de conhecimento de matemática e ciências naturais. Para o ensino médio serão aplicados os testes das áreas de conhecimento de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. 

 

Já no turno da tarde, de 14h às 19h, para o ensino fundamental serão aplicadas provas das áreas de conhecimento de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, e história e geografia. Para o ensino médio os inscritos farão testes das áreas de conhecimento de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.

 

No turno da tarde as provas terão cinco horas de duração e contarão com redação.

 

Cronograma

De acordo com o cronograma da iniciativa, a divulgação do local de provas será realizada entre os dias 02 e 04 de outubro, por meio de SMS e e-mail. Também ocorrerá fixação das listas dos participantes nos portões das escolas. É importante que o candidato se atente para as datas e informe, no momento da inscrição, seus dados atualizados.

 

As provas serão aplicadas no dia 5 de outubro e o resultado preliminar divulgado no dia 7 de novembro.